Quais os riscos do transplante capilar?

Publicado em Por em Tricologia e Transplante Capilar

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, é sempre a melhor opção saber quais são os riscos, não é mesmo? Por isso, preparamos um conteúdo completo com tudo que você precisa saber sobre os riscos do transplante capilar.

Dessa forma, além de saber sobre os riscos, você pode entender melhor sobre o assunto de forma geral, antes de se consultar com um especialista.

Quer saber mais sobre os riscos do transplante capilar, bem como as vantagens e desvantagens do procedimento? É só acompanhar até o final o conteúdo que preparamos especialmente para você.

Transplante ou implante capilar, qual o correto?

O transplante capilar se utiliza dos próprios folículos capilares do paciente, que são retirados da parte inferior do couro cabeludo. Isso acontece porque os fios de cabelo localizados nessa área não possuem tendência ao afinamento, que é uma das causas da calvície.

Ou seja, o transplante capilar utiliza os fios do próprio paciente, que são retirados e colocados na área afetada pela calvície. Por outro lado, no implante capilar são utilizados fios sintéticos.

Por isso, ambos os termos estão corretos, mas uma técnica utiliza os fios do próprio paciente, enquanto o outro utiliza fios sintéticos no procedimento. Porém, o implante capilar não é utilizado em grande escala no Brasil, então vamos focar o conteúdo apenas no transplante capilar.

Os riscos do transplante capilar

De forma geral, o transplante capilar não é um procedimento com muitos riscos. Porém, como todo procedimento cirúrgico, há riscos, e vamos explicar cada um deles a seguir.

Dor

Assim como todo procedimento cirúrgico, é comum sentir um pouco de desconforto no pós-operatório. Porém, não são comuns as dores no pós-operatórios que não sejam amenizadas com analgésicos comuns.

Mas vale lembrar que, em casos onde o transplante capilar for feito utilizando a técnica FUT (Follicular Unit Transplantation) a chances de dores no pós-operatório são maiores. Isso acontece porque a técnica faz a retirada de uma faixa do couro cabeludo, que é então transplantada para a área afetada pela calvície.

Ou seja, por se tratar de um procedimento mais invasivo, as dores no pós-operatório são mais frequentes. Já em casos onde é utilizada a técnica FUE (Follicular Unit Extraction) são feitas pequenas incisões circulares, que geralmente não são muito doloridas no pós-operatório.

Inchaço

O inchaço, assim como a dor, é uma característica comum em vários procedimentos cirúrgicos. Porém, na maioria das vezes, é possível evitar o inchaço da cabeça no pós-operatório apenas seguindo as recomendações do especialista.

Para isso, pode ser necessário a utilização de medicamentos orais, mas uma das maiores recomendações médicas é dormir com a cabeça elevada nos primeiros dias. Dessa forma, você melhora a circulação sanguínea na área, o que diminui os inchaços de forma natural, além de evitar o contato direto da área com o travesseiro.

Para isso, é feito um rolinho com uma toalha, que será colocado na nuca antes de dormir, fazendo com que o contato com a área operada seja mínimo. Além disso, é preciso também evitar qualquer fonte de calor nos primeiros dias, principalmente exposição ao sol, pois isso pode piorar os inchaços.

Outra recomendação dos especialistas é o de não fazer nenhum tipo de esforço físico e até mesmo ficar abaixando a cabeça no pós-operatório.

Vermelhidão

É muito comum após o transplante capilar que a área operada fique vermelha, principalmente em pessoas com a pele muito clara. Porém, não há exatamente o que fazer para se evitar a situação, já que a vermelhidão é decorrente do procedimento cirúrgico.

Em média, essa vermelhidão do pós-operatório dura em torno de uma semana, e desaparece com o passar do tempo.

Coceira

Durante o período de cicatrização, é muito comum que a área operada fique mais sensível e a coceira é bastante comum. Nesses casos, é aplicado um tônico calmante na área, que será indicado pelo especialista.

Dessa forma, se evita que o paciente fique coçando a área, o que pode acabar causando algum tipo de infecção.

Cicatrizes

Em ambas as técnicas, tanto a FUT quanto a FUE, há cicatrizes, porém, as da técnica FUE são muito menores, sendo de pequenas incisões circulares. Já na técnica FUT a cicatriz é linear, mas que pode facilmente ser escondida entre os cabelos.

As vantagens de um transplante capilar

São várias as vantagens de um transplante capilar, por isso, vamos explicar as principais vantagens do procedimento.

Provavelmente, a maior vantagem do transplante capilar é que é um procedimento muito seguro, realizado amplamente em todo o mundo. Mesmo que longa, é uma cirurgia muito simples onde o paciente volta para casa no mesmo dia.

Além disso, o transplante capilar é a única forma de tratar de forma definitiva a calvície, o que melhora a autoestima e o bem-estar dos pacientes. Outra vantagem do transplante capilar é que, por utilizar os fios da parte inferior do couro cabeludo, os fios transplantados não são suscetíveis ao afinamento.

Isso acontece porque os fios da parte inferior da cabeça não possuem o gene que faz com que o cabelo fique mais fino e caiam com o passar do tempo. E como falamos anteriormente, por utilizar os fios do próprio paciente, não há riscos de rejeição após a cirurgia.

Ou seja, além de ser um tratamento definitivo para a calvície, é um procedimento seguro e que melhora a qualidade de vida de homens e mulheres.

As desvantagens de um transplante capilar

Não são muitas as desvantagens de um transplante capilar, sendo a principal delas o custo do procedimento, que pode chegar a 30 mil reais. Ou seja, não é um procedimento barato, sendo a maior desvantagem do transplante capilar.

Outra desvantagem que podemos citar é o fato de que pode haver a queda de cabelo em partes onde o transplante não foi feito. Porém, isso só acontece em casos onde a calvície não foi bem monitorada, não sendo um problema do procedimento em si.

Agora você já sabe mais sobre os riscos do transplante capilar, bem como as vantagens e desvantagens do procedimento. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é entrar em contato com um especialista de sua confiança e agendar sua avaliação.

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas