Quais são as causas da alopecia?

Publicado em Por em Tricologia e Transplante Capilar

A alopecia é conhecida popularmente como calvície, que se caracteriza pela queda excessiva do cabelo. Por isso, saber quais são as causas da alopecia pode ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto, bem como encontrar um tratamento adequado para as suas necessidades.

Foi exatamente pensando nisso que preparamos um conteúdo completo, explicando quais são as causas bem como os tipos de alopecia. Além disso, vamos apresentar também os mais variados tratamentos atuais para alopecia.

Quer saber quais são as causas mais comuns da alopecia e os seus diferentes tipos? É só acompanhar até o final o conteúdo que preparamos.

As causas da alopecia

De maneira geral, é normal que aconteça a queda do cabelo, já que o ciclo de vida de um fio dura em torno de sete anos. Porém, essa queda normal de cabelo varia entre 50 e 150 fios ao dia.

Ou seja, considera-se alopecia somente quando os fios caem de uma parte específica do couro cabeludo, geralmente na parte de cima da cabeça. Com isso, é possível ver partes do couro cabeludo à mostra, sendo um dos principais indicadores da alopecia.

Além disso, outro fator que caracteriza a alopecia, além da queda excessiva dos fios, é a diminuição da densidade dos cabelos.

São várias as causas para a alopecia, tanto em homens quanto em mulheres, e vamos falar sobre cada uma delas a seguir:

  • Idade;
  • Heranças genéticas;
  • Estresse;
  • Micose no couro cabeludo;
  • Transtornos psiquiátricos, como a tricotilomania;
  • Traumas mecânicos, como o uso de penteados muito apertados, como rabos de cavalo, dreadlocks e coques;
  • Alterações hormonais da mulher, como a menopausa, o pós-parto, entre outras;
  • Disfunções da tireoide, como o hipotireoidismo, hipertireoidismo e tireoidites;
  • Produtos químicos, como os utilizados em alisamentos e em coloração;
  • Uso de medicamentos, como os utilizados para doenças cardíacas, câncer, antidepressivos, anticoagulantes, entre outros;
  • Problemas intestinais, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa;
  • Doenças como a sífilis, a covid-19, a diabetes, a hipertensão e a obesidade
  • Doenças como o lúpus eritematoso sistêmico, a psoríase e o líquen plano;
  • Falta ou excesso de vitaminas e de minerais: ferro, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina D.

Porém, a única forma de identificar a causa para a alopecia é fazendo exames com um dermatologista especialista em alopecia. Dessa forma, é possível não só identificar a causa para a alopecia, mas também definir um tratamento específico de acordo com as necessidades do paciente.

Os tipos de alopecia

Agora que você já sabe quais são as principais causas para a alopecia, vamos explicar também quais são os tipos de alopecia para você entender melhor sobre o assunto.

Alopecia androgenética

A alopecia androgenética é o tipo da doença mais comum, que atinge principalmente homens, embora haja casos de mulheres com esse tipo de alopecia. Assim como o nome sugere, ela é causada por fatores androgênicos e genéticos.

Ou seja, é causada pela presença dos hormônios sexuais masculinos, a testosterona, bem como por fatores genéticos e hereditários. Isso acontece porque as altas doses de testosterona são transformadas em uma molécula conhecida como di-hidrotestosterona – responsável por fragilizar e afinar os fios.

Geralmente, esse tipo de calvície se inicia pela parte da frontal do couro cabeludo, formando as “entradas”, e podem evoluir até a perda total dos cabelos. Porém, nas mulheres, é mais comum que essa calvície seja mais difusa, atingindo vários pontos do couro cabeludo.

Alopecia areata

A alopecia areata é conhecida por falhas mais arredondadas em partes específicas do couro cabeludo, podendo ser encontrada também na barba e sobrancelhas. A alopecia areata é geralmente causada por fatores imunológicos e genéticos, sendo que fatores como doenças infecciosas e causas emocionais também podem desencadear esse distúrbio.

Alopecia seborréica

A alopecia seborréica é causada por uma inflamação no couro cabeludo, a dermatite seborreica, uma alteração na imunidade e nas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Geralmente, o calor e a umidade favorecem o aparecimento desse tipo de alopecia, por isso é recomendado não ficar com o cabelo úmido, nem lavar o cabelo em água muito quente.

Além disso, outros tipos de causas para a alopecia seborréica são: estresse, alterações hormonais, excesso de oleosidade no couro cabeludo, uso de medicamentos, entre outros.

Alopecia traumática

A alopecia traumática é causada por traumas diversos, como acidentes ou queimaduras. Porém, o excesso de utilização de produtos químicos, como aqueles usados para alisamento e coloração, também pode causar a alopecia traumática.

Outra causa para a alopecia traumática é a utilização de penteados muito apertados: rabos de cavalo, coques, dreadlocks, entre outros. Isso porque, os fios são tracionados com muita frequência, danificando os fios e intensificando a queda.

Além disso, a alopecia traumática também é causada em casos em que a própria pessoa arranca os fios, como é o caso da tricotilomania.

Alopecia senescente

Por último, temos a alopecia senescente: a que atinge os idosos. De forma geral, esse tipo de alopecia pode ser encontrado tanto em homens quanto em mulheres com mais de 50 anos de idade.

A alopecia senescente é caracterizada por um afinamento dos fios que acontece de forma difusa, ou seja, em todo o couro cabeludo, podendo ou não ser acompanhada de queda.

Nesse tipo de alopecia, os fios se tornam mais finos, esparsos e geralmente ressecados, acontecendo mesmo em pessoas que não possuem um histórico familiar de alopecia.

Quais são os tratamentos para a alopecia

Atualmente, são vários os tratamentos para a alopecia, sendo escolhida a melhor opção para cada caso. Primeiro, é preciso identificar a causa para a alopecia e, somente depois disso, é que o dermatologista especialista recomenda um tratamento.

Porém, alguns dos tratamentos mais comuns atualmente são:

  • Uso de medicamentos tópicos e orais, que são sempre a opção inicial para tratar a alopecia, bem como tratamento da causa do distúrbio;
  • Microagulhamento capilar, que permite uma melhor absorção dos medicamentos pelo couro cabeludo e é indicado em conjunto com o uso de medicamentos;
  • Transplante capilar, que retira os fios saudáveis do próprio paciente e os transplanta para a área afetada pela alopecia.

Agora você já sabe quais são as causas da alopecia, bem como os diferentes tipos de dela, além dos principais tratamentos utilizados atualmente. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é entrar em contato com um especialista na área e agendar uma avaliação.

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas