Como o laser pode ajudar no tratamento de alopecia?

Publicado em Por em Tricologia e Transplante Capilar

Você sabia que o laser também é uma das opções de tratamento para alopecia? Se não sabia, o nosso conteúdo com certeza vai ser de grande ajuda para você.

O laser é utilizado a bastante tempo como uma solução definitiva para os pelos indesejados. Porém, em alguns estudos mais recentes, foi identificado que uma determinada frequência de laser pode ajudar também a garantir que os fios se tornem mais fortes.

Por isso, a tecnologia está sendo utilizada para tratar casos de alopecia, e os resultados estão sendo satisfatórios. Quer saber como funciona o laser para tratar alopecia, para quem é indicado e quais são os benefícios do tratamento?

Basta acompanhar até o fim do conteúdo que preparamos para você.

O laser como opção de tratamento para alopecia

Como já mencionamos, há vários tipos de laser, que são utilizados nas mais variadas funções, como por exemplo para remover tatuagens ou na depilação. No caso do tratamento para a alopecia, é utilizado um laser de baixa potência, que faz a fotobioestimulação do folículo capilar.

No tratamento, o laser penetra as células e estimula o metabolismo delas. Com isso, há um melhor aproveitamento dos nutrientes, bem como a eliminação de toxinas, acelerando a divisão celular e estimulando o crescimento dos fios.

Além disso, o tratamento melhora a circulação sanguínea, melhorando o suprimento de sangue e oxigênio para as células capilares. Por isso, o laser de baixa frequência, conhecido popularmente como bioestimulação, é uma técnica promissora para tratar os casos de alopecia.

Como funciona o laser para o tratamento de alopecia

O tratamento a laser para alopecia funciona de maneira simples, com a utilização de baixa frequência para estimular o engrossamento dos fios. Ou seja, essa técnica não funciona em casos avançados de alopecia, na qual os folículos capilares já foram destruídos.

Por isso, é recomendado que o tratamento seja feito logo nos primeiros sintomas, porém, apenas com indicação de um especialista. O procedimento é não invasivo, ou seja, não deixa nenhum tipo de cicatriz, sendo completamente indolor.

Em média, são feitas 6 sessões do tratamento que devem ser feitas em um intervalo quinzenal. Após esse período, são feitas sessões mensais de manutenção, ou de acordo com a indicação do especialista.

As sessões duram em torno de uma hora e são bastante tranquilas. Basta utilizar o óculos indicado pelo profissional e relaxar enquanto o laser atua na área afetada.

Porém, vale ressaltar que antes de iniciar qualquer tipo de tratamento para alopecia, é necessário primeiro consultar um profissional. Isso porque, se você procura pelo tratamento sem saber a causa da sua alopecia, o tratamento vai ser apenas uma medida paliativa.

Então, antes de procurar um profissional capacitado no tratamento a laser, é preciso primeiro ter um diagnóstico para o seu caso e as melhores opções de tratamento.

Para quem é indicado o tratamento a laser para alopecia

O tratamento a laser é indicado em vários casos de alopecia, desde que sejam casos iniciais, em que os folículos capilares ainda estão intactos. Isso porque, o tratamento apenas estimula o crescimento dos fios já existentes, melhorando o volume e diminuindo o afinamento.

Ou seja, se você já perdeu completamente os cabelos na área, o tratamento a laser não vai surtir nenhum efeito. Por isso, as indicações para o tratamento a laser para alopecia são:

  • Pessoas com cabelos muito finos ou rarefeitos;
  • Pessoas com queda de cabelo anormal;
  • Pessoas com alopecia androgenética em estado inicial;
  • Pessoas com alopecia difusa;
  • Pessoas com alopecia areata;
  • Pessoas com alopecia cicatricial, desde que os folículos capilares estejam intactos;
  • Pessoas com eflúvio telógeno;
  • Pessoas com alopecia traumática.

Para quem o tratamento a laser para alopecia não é indicado

Agora você já sabe quais são as indicações para o tratamento a laser para alopecia, então vamos falar também para quem ele não é indicado:

  • Pessoas com histórico de fotossensibilidade;
  • Pessoas com câncer de pele ou histórico de câncer perto do local do tratamento;
  • Grávidas;
  • Pessoas com glaucoma;
  • Pessoas com reações alérgicas no momento do tratamento;
  • Infecções ou inflamações ativas na área a ser tratada;
  • Pessoas com hipertensão;
  • Pessoas com doenças crônicas;
  • Pessoas com coagulopatias.

Os benefícios do laser no tratamento para alopecia

Agora você já sabe as indicações e contraindicações do tratamento a laser para alopecia. Então, vamos falar também sobre os vários benefícios da técnica que está sendo amplamente utilizada atualmente.

Tratamento não invasivo

Um dos grandes benefícios do laser no tratamento para a alopecia é que ele não é um tratamento invasivo, ou seja, não necessita de cirurgia ou utilização de agulhas. Por isso, é uma opção de tratamento que pode ser utilizada em casos em que a pessoa tem fobias como: aicmofobia ou tomofobia.

Estimula a produção de colágeno

O tratamento a laser capilar estimula a produção de colágeno, que atua diretamente na proteção capilar. Isso porque o colágeno cria uma película protetora ao redor do fio, protegendo o cabelo de ações externas, como o sol, o vento, e a utilização de secador ou chapinha.

Ação anti-inflamatória e antioxidante

O tratamento estimula a produção de antioxidantes, que são essenciais para tratar a inflamação responsável por causar o afinamento dos fios de cabelo. Isso acontece porque o laser possibilita um aumento na criação de energia das células capilares, que atuam diretamente no combate a inflamações.

Melhor oxigenação das células

O tratamento a laser melhora a circulação sanguínea na área tratada, aumentando consequentemente a oxigenação das células capilares. Com isso, as células recebem mais sangue e mais oxigênio, estimulando o crescimento natural dos fios.

Tratamento seguro

Por último, mas não menos importante, o tratamento a laser para alopecia é seguro, podendo ser feito em grande parte dos casos. Além disso, ele é um tratamento que pode ser utilizado em conjunto com outros tratamentos para a alopecia, como por exemplo o transplante capilar ou o microagulhamento capilar.

Porém, mesmo sendo um tratamento seguro, é sempre indicado buscar ajuda profissional antes de iniciar qualquer tipo de tratamento capilar. Dessa forma, você garante mais segurança e resultados mais satisfatórios no tratamento para a alopecia.

Por isso, sempre consulte um profissional de sua confiança tanto para o diagnóstico da alopecia quanto para entender melhor sobre as opções de tratamento mais indicadas.

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas