Como o microagulhamento previne a queda de cabelos?

Publicado em Por em Tricologia e Transplante Capilar

A queda de cabelos é um problema que afeta não só o físico, mas também o emocional. Por isso, várias técnicas estão sendo utilizadas para prevenir a queda de cabelos, como é o caso do microagulhamento capilar.

Por isso, criamos um conteúdo completo com tudo que você precisa saber sobre como o microagulhamento previne a queda de cabelos. Ao longo do conteúdo, vamos falar sobre o que é o microagulhamento capilar, como ele é feito, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da técnica.

Dessa forma, além de saber mais sobre o assunto, você pode saber se a técnica é indicada ou não para você.

Quer saber mais sobre como o microagulhamento previne a queda de cabelos? É só conferir até o fim do conteúdo que preparamos para você.

O que é o microagulhamento capilar?

O microagulhamento capilar, como o próprio nome demonstra, é um microagulhamento feito no couro cabeludo. A técnica de microagulhamento é muito utilizada desde a década de 90 para tratar problemas de pele como: melasma, flacidez, rugas, oleosidade, entre outros.

Porém, nas últimas décadas, estudos foram feitos sobre a eficácia do tratamento também no couro cabeludo, que ajuda a prevenir a queda dos cabelos. Com os pequenos traumas causados pelas micro agulhas, a absorção dos medicamentos para tratar a queda dos cabelos é mais eficiente.

Além disso, o microagulhamento no couro cabeludo estimula a produção natural de colágeno e melhora a circulação sanguínea. Dessa forma, a região é estimulada, de forma a tornar o nascimento de novos fios de cabelo mais fácil.

Para quem o microagulhamento capilar é indicado

De acordo com dermatologistas especialistas na área, o microagulhamento capilar é principalmente indicado para homens e mulheres com calvície. A calvície é caracterizada pelo afinamento dos folículos capilares que ocorre no topo da cabeça em pessoas geneticamente predispostas.

Ou seja, o microagulhamento é responsável por ajudar a diminuir a queda capilar, bem como de deixar os fios mais fortes e volumosos, auxiliando o tratamento para calvície. Porém, para saber com certeza se o microagulhamento é indicado para o seu caso de queda capilar, é preciso consultar um profissional especializado na área.

Dessa forma, você garante melhores resultados para a queda de cabelos e ainda conta com a ajuda de um profissional qualificado.

Quantas sessões de microagulhamento capilar são necessárias?

As sessões de microagulhamento capilar vão depender da necessidade de cada paciente, e é por isso que é tão importante contar com ajuda profissional. Porém, inicialmente, são recomendadas de 4 a 5 sessões, que devem ser feitas a cada 30 dias.

Após essas sessões, são feitas sessões de manutenção, que tornam o tratamento mais eficiente.

Mesmo que você queira resultados imediatos, o microagulhamento, por estimular os fios, não possui um resultado já na primeira sessão. De forma geral, são necessários em torno de três sessões para que uma diferença comece a ser vista, e pode ser comparada com os registros fotográficos feitos pelo especialista.

Por isso, é preciso ter um pouco de paciência durante o tratamento com microagulhamento capilar, bem como seguir ativamente as indicações do especialista.

O microagulhamento capilar é definitivo?

Não, o tratamento não é definitivo, mas ajuda a controlar os casos de calvície masculina e feminina, bem como deixar os fios mais fortes. Porém, os efeitos são bastante duradouros, e a melhor forma de garantir efeitos melhores é fazer sessões de manutenção.

Como funciona o microagulhamento capilar?

Agora que você já sabe o que é o microagulhamento capilar e para quem ele é indicado, vamos explicar como funciona o microagulhamento capilar. O procedimento é bastante simples, com limpeza e anestesia do couro cabeludo, e dura em torno de 40 minutos.

Essa limpeza do couro cabeludo geralmente é feita dentro da própria clínica, utilizando agente anti-séptico para remover as células mortas. Após a limpeza e anestesia, o aparelho de microagulhamento é aplicado no couro cabeludo, em várias direções.

Dessa forma, são criados pequenos canais no couro cabeludo, que receberão os ativos de tratamento indicados pelo especialista. Após a sessão, é normal que a área do couro cabeludo apresente certa vermelhidão.

O pós-procedimento

Após o procedimento, é preciso tomar alguns cuidados com a área do couro cabeludo onde o microagulhamento foi feito, como:

  • Conforme o caso, não usar outros medicamentos tópicos para queda de cabelos que não foram recomendados pelo especialista por pelo menos 48 horas;
  • Evite exposição ao sol da área do couro cabeludo onde o microagulhamento foi feito por pelo menos 3 dias;
  • Não lave o cabelo após realização do procedimento.
  • Os benefícios do microagulhamento para prevenir a queda de cabelos

São vários os benefícios do microagulhamento para prevenir a queda de cabelos, entre elas:

  • Estimula o crescimento natural do cabelo;
  • Auxilia no tratamento para calvície masculina e feminina;
  • Ajuda a tornar os fios de cabelo mais grossos e saudáveis;
  • Melhora a oxigenação dos folículos capilares;
  • Ajuda a melhorar a nutrição dos fios, uma vez que o tratamento atinge os folículos capilares;
  • Melhora a densidade dos fios e ajuda a aumentar a espessura dos folículos, que ajuda a prevenir a queda;
  • Ameniza as falhas no couro cabeludo.

Além de todos esses benefícios, que são físicos, outro grande benefício do microagulhamento está em ajudar na autoestima do paciente. Um dos grandes problemas da calvície está em afetar a autoestima e o bem-estar, já que os cabelos são muito importantes para pessoas de todas as idades.

Por isso, o microagulhamento capilar ajuda não só na questão física, mas também na emocional.

Agora você já sabe mais sobre como o microagulhamento previne a queda de cabelo, além de várias outras informações que com certeza vão ser úteis. Então, tudo que você precisa fazer agora é entrar em contato com um especialista e descobrir se o microagulhamento é a melhor opção para você.

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas