Colocar implantes dentários dói muito?

Publicado em Por em Implantes Dentários

A boca é um dos locais mais sensíveis do corpo humano, se você já teve dor de dente sabe disso não é mesmo?

Como em geral, os tratamentos dentários podem causar muitas dores e incômodos, especialmente em pessoas com mais sensibilidade ou quando são realizados sem anestesia, a pergunta se colocar implante dentário dói é muito comum de aparecer.

Se esta é sua dúvida, então confira o texto a seguir!

Entendendo tudo sobre implante dentário

Antes de respondermos à pergunta do título, primeiro precisamos que você compreenda o que é um implante dentário, sua função e como ele é colocado.

A função do implante dentário é devolver a funcionalidade mastigatória e também estética de um ou mais dentes perdidos.

Um dente implantado é composto por um pino de titânio e de uma prótese – o dente artificial. O pino é inserido diretamente no osso da arcada dentária da pessoa – superior ou inferior – dependendo da necessidade -por meio de procedimento cirúrgico.

A função do pino é ser um substituto da raiz do dente natural, atuando como base para a implantação da prótese, mantendo-a firme.

Como é colocado o implante?

A colocação de implante ocorre em consultório. Para colocação do  implante, o cirurgião-dentista faz incisões na gengiva, abaixo da arcada dentária, para acessar o osso maxilar ou mandibular e após, realiza um descolamento para que possa ser realizado o implante dentário.

Também é realizada a perfuração do osso para que ali seja encaixado o pino de titânio que será a base – e necessita estar completamente firme para posteriormente receber a prótese que substituirá o dente.

Quais são as etapas?

A primeira etapa é o diagnóstico, onde são avaliados o histórico do paciente e sua estrutura óssea, já a segunda etapa é a cirurgia para a colocação do pino no osso que dura de 30 a 40 minutos.

Após esse procedimento é necessário aguardar o período de osseointegração, que leva de 3 a 6 meses. Somente com o osso integrado, inicia-se a confecção da prótese que será o dente substituto.

Nessa terceira etapa, é possível escolher

  • cor
  • formato
  • material

da prótese dentária.

A quarta etapa, a final, é a colocação da prótese – onde o cirurgião abre novamente a região do implante para colocação definitiva do dente artificial.

Devido a todos estes processos, muitas pessoas temem colocar implantes dentários, mas vamos desmentir esse mito nos próximos tópicos.

Afinal, colocar Implante Dentário dói?

Como vimos acima, as incisões realizadas na gengiva são necessárias, mas este procedimento é feito com anestesia local. Vale ressaltar que cada paciente pode necessitar de uma quantidade diferente de anestésico e isso é observado no ato da cirurgia pelo profissional responsável.

Após a abertura da gengiva, o cirurgião-dentista vai até o osso para implantar o pino e neste momento não há possibilidades de dor, pois o osso não possui rede neural –  que é a responsável por levar o estímulo da dor ao cérebro.

Ou seja, sem nervos, sem dor!

A aplicação do implante não é um procedimento doloroso, pois durante o processo você  permanecerá anestesiado.

Pessoas sensíveis podem ter desconfortos

Algumas pessoas mais sensíveis podem sim sentir um leve desconforto.

Nesses casos, o uso de medicamentos analgésicos e/ou anti-inflamatórios pode aliviar as dores ao passar o efeito da anestesia e possíveis inchaços devido a alguma inflamação que ocorre naturalmente pela manipulação do local.

Desconforto no pós-operatório é normal

É absolutamente normal sentir algum desconforto no pós-operatório e o cirurgião dentista pode receitar medicamentos analgésicos e antibióticos.

Uma super dica para diminuir os desconfortos no pós-operatório é seguir à risca as recomendações dadas pelo dentista, afinal isso é importante e pode definir o sucesso do procedimento. Entre esses cuidados, destacamos:

  • permanecer em repouso por no mínimo um dia
  • evitar cuspir e bochechar para evitar sangramentos
  • reduzir a prática de exercícios físicos nos primeiros dias
  • consumir alimentos pastosos
  • evitar alimentos duros

Quando devo me preocupar com a dor no pós-operatório?

Um motivo que pode causar incômodos e dores que são preocupantes, pode ser o insucesso do implante.

Apesar de raro, ele pode acontecer se:

  • a qualidade óssea for baixa
  • houver dificuldades mecânicas em relação à prótese
  • complicações pós-operatórias
  • contraindicações ao implante dentário.

Esses são fatores que podem sim comprometer o sucesso do procedimento e consequentemente vir a causar dor.

No entanto, se o cirurgião-dentista observar todos os esses detalhes na etapa de diagnóstico, tendo os cuidados necessários na realização do procedimento, e avaliando corretamente se paciente possui a quantidade óssea ideal, a possibilidade de rejeição ou insucesso é muito remota.

Implante Dentário  – considerações sobre o fator “dor”

Algumas considerações sobre o assunto dor também geram dúvidas nas pessoas, por isso vamos explicar com cuidado abaixo.

Posso ter dor durante o procedimento de implante devido a gengivas inflamadas?

Pode sim ocorrer episódios de dor em pacientes com as gengivas inflamadas.

Isso pode sim fazer com que a anestesia demore mais a fazer efeito ou até mesmo não atingir a anestesia de forma completa ou satisfatória.

Em específico nesses casos, o implante dentário pode vir a causar dor, dói, por isso, não é recomendável a realização do procedimento em pessoas que estejam com as  gengivas inflamadas.

Por isso, na data da cirurgia é fundamental que suas gengivas estejam saudáveis para não ocasionar dor ao realizar o procedimento do implante dentário.

Existe implante dentário sem corte, para não ter dor?

Ao pensar num panorama de procedimento de implante com a inexistência de cortes, é natural imaginar que não haverá qualquer tipo de dor.

O implante dentário sem cortes, também conhecido como cirurgia guiada, é totalmente planejado com ajuda de um computador e ele não impede totalmente a dor, apenas a diminui.

Isso se dá pela incisão mínima que é realizada para fazer a implantação do pino, fazendo com que o procedimento seja menos invasivo, gerando menor desconforto no pós-operatório.

Porém, como qualquer cirurgia, seja, a modalidade normal ou a computadorizada, que abordamos no parágrafo anterior, podem sim haver dores residuais e sensibilidade no período pós-cirúrgico, mas a boa notícia é que elas são facilmente controladas com medicamentos prescritos pelo cirurgião-dentista após o procedimento.

Se o seu medo era esse, já pode riscá-lo da sua mente!

Implantes dentários são seguros e quando bem realizados, com os devidos cuidados é praticamente indolor!

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas