Como é a cirurgia de blefaroplastia? Como é a recuperação?

Publicado em Por em Cirurgia Plástica Facial

Se você está pensando em fazer uma blefaroplastia mas quer saber como funciona a cirurgia, nós podemos ajudar. A região dos olhos é uma das primeiras a mostrar os sinais do envelhecimento e, por isso, a blefaroplastia tem sido cada vez mais procurada, tanto por mulheres quanto por homens.

Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre o procedimento cirúrgico, bem como o pós-operatório e o processo de recuperação do paciente. Além disso, vamos explicar um pouco mais sobre a blefaroplastia para você entender melhor sobre o assunto.

Dessa forma, você já estará preparado quando agendar a sua blefaroplastia e não vai precisar ficar preocupado com o procedimento.

Quer saber mais sobre a cirurgia de blefaroplastia? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

A cirurgia de blefaroplastia

A cirurgia de blefaroplastia é realizada por um oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular, geralmente sob anestesia local, já que a anestesia geral é indicada apenas em alguns casos. O procedimento é bastante rápido, entre 1 e 2 horas, e o paciente geralmente recebe alta no mesmo dia, em até 6 horas após a cirurgia.

A cirurgia de blefaroplastia é feita com incisões nas pálpebras superiores, inferiores ou ambas, dependendo da necessidade do paciente. Após a incisão, é feita a retirada do excesso de pele, gordura e em alguns casos, o excesso de músculo das pálpebras.

Depois, é feita a modelagem para um correto fechamento da pálpebra, e então a área é suturada, podendo se utilizar sutura absorvível ou não, dependendo de cada paciente.

Vale lembrar que a incisão é feita nas dobras da pálpebra superior, e bem abaixo dos cílios na pálpebra inferior. Dessa forma, as cicatrizes são mínimas e ficam praticamente invisíveis, escondidas nas dobras naturais da pele.

Os pontos, no caso da utilização de sutura não absorvível, são retirados em torno de 7 dias, enquanto os pontos absorvíveis serão absorvidos pelo próprio corpo. Nesses casos, o especialista irá utilizar a sutura mais indicada para cada caso, bem como a data para a retirada ou uma consulta de retorno.

Recomendações para o pré-operatório da blefaroplastia

Algumas das recomendações para o pré-operatório da blefaroplastia são:

  • Comunicar o médico especialista sobre qualquer anormalidade na região das pálpebras até um dia antes do procedimento, como alergias ativas e inflamações;
  • Não estar de maquiagem no dia do procedimento, tomando o cuidado para não restar nenhum vestígio da maquiagem usada no dia anterior;
  • Levar óculos escuros para utilizar após o procedimento;
  • Fazer jejum de pelo menos 8 horas antes do procedimento, inclusive de água;
  • Comparecer ao local da cirurgia acompanhado, uma vez que se trata de uma internação;
  • Evite tomar qualquer tipo de medicamento que contenha AAS (ácido acetil salicílico) como Aspirina e
  • Somalgin Cardio, por pelo menos 15 dias antes do procedimento;
  • Em casos da utilização de medicamentos para hipertensão, tome-os normalmente no dia da cirurgia, porém, com a menor quantidade de água possível.

Vale lembrar que as recomendações também podem variar de acordo com cada paciente. Por isso, é sempre importante pedir para que o especialista envie uma lista com as recomendações a serem seguidas antes da cirurgia, garantindo ainda mais segurança.

Além disso, é bem provável que alguns exames sejam solicitados pelo especialista, como exames de sangue e exames cardíacos, bem como outros que podem ser solicitados. Com esses exames, é possível monitorar a saúde do paciente, garantindo um resultado mais satisfatório para o procedimento.

Como é o pós-operatório da blefaroplastia?

O pós-operatório da blefaroplastia é geralmente bastante tranquilo, mas como todo procedimento cirúrgico, envolve cuidados específicos, como:

  • Fazer compressas geladas, que podem ser usando soro ou até mesmo pedras de gelo, de acordo com a recomendação médica, pelo menos 2 dias após a cirurgia;
  • Evitar fontes de calor, que podem fazer com que haja sangramento na área;
  • Evitar tomar sol na área por pelo menos uma semana, ou enquanto houver hematomas nas pálpebras, evitando manchas permanentes no local;
  • Dormir com a cabeça mais elevada nos primeiros dias, evitando um aumento do inchaço no local;
  • Não coçar e evitar ficar tocando a área operada;
  • Utilizar todas as medicações prescritas pelo especialista, nos horários indicados;
  • Fazer repouso, retomando as atividades normais apenas após 3 ou 4 dias do procedimento;
  • Em casos em que seja indicada, realizar drenagem linfática para diminuir o inchaço e evitar a retração das pálpebras.

Assim como as recomendações do pré-operatório, as recomendações do pós-operatório também podem variar de acordo com cada paciente. Por isso, preste bastante atenção nas recomendações do especialista e sempre siga à risca todas as recomendações.

Além disso, a utilização dos medicamentos corretos é fundamental, que podem ser tanto tópicos, para auxiliar a cicatrização, quanto orais, para evitar a dor e inflamação.

A recuperação após uma blefaroplastia

De forma geral, a recuperação após uma blefaroplastia é bastante rápida. As manchas roxas (equimose) e o inchaço são mais aparentes nos 3 primeiros dias, que vão diminuindo ao fazer o tratamento indicado pelo especialista.

Entre 4 a 5 dias é feita a retirada dos pontos e, em torno de 4 a 6 semanas, é possível ver os resultados finais do procedimento. Porém, vale lembrar que para uma recuperação mais rápida, é preciso sempre seguir as recomendações do especialista e fazer corretamente o acompanhamento.

Vale lembrar que em alguns casos, o inchaço impede que as pálpebras se fechem por completo, causando um grande susto nos pacientes. Porém, essa condição é normal por causa do inchaço, e as pálpebras vão voltar a se fechar normalmente quando o inchaço na área diminuir.

Além disso, há casos em que outros procedimentos podem ser necessários após uma blefaroplastia para melhores resultados, como a aplicação de botox.

Mas, nesses casos, o médico especialista irá alertar o paciente sobre a necessidade de tratamentos secundários, os quais deverão ser agendados posteriormente ao procedimento cirúrgico.

Agora você já sabe tudo que precisa sobre a cirurgia de blefaroplastia, bem como a recuperação após o procedimento. Por isso, tudo o que você precisa fazer é encontrar um especialista na cirurgia e agendar o seu procedimento.

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas