Blefaroplastia é permanente?

Publicado em Por em Cirurgia Plástica Facial

Se você quer saber se a blefaroplastia é permanente, o nosso conteúdo com certeza vai ser de grande ajuda para você. A blefaroplastia tem sido cada vez mais utilizada, tanto por homens quanto por mulheres, que querem ter uma aparência mais jovial, mesmo com o avanço da idade.

Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para ajudá-lo a entender melhor sobre como funciona o procedimento. Ao longo do conteúdo, vamos explicar como a blefaroplastia funciona, em quanto tempo se veem os resultados, e se os resultados são permanentes.

Dessa forma, você vai poder agendar a sua blefaroplastia já sabendo o que esperar, com muito mais segurança e tranquilidade.

Quer saber se a blefaroplastia é permanente? É só acompanhar até o final do conteúdo que preparamos para você.

A blefaroplastia é permanente?

De forma resumida: não, a blefaroplastia não é permanente. Isso acontece porque, mesmo após a cirurgia, a pele da região das pálpebras continua envelhecendo, ou seja, perdendo colágeno e elastina.

O colágeno e a elastina são muito importantes para manter a elasticidade da pele e, com o tempo, a pele começa a sentir os efeitos da diminuição da presença de ambos. Por isso, o efeito do procedimento não é permanente, mas você pode seguir uma rotina de cuidados para manter os efeitos por mais tempo.

Geralmente, os pacientes que passaram pelo procedimento utilizam outras técnicas, como a aplicação de toxina botulínica e outras tecnologias. Com isso, é possível garantir que a pele das pálpebras mantenha o efeito do procedimento por bastante tempo.

Quanto tempo dura o efeito da blefaroplastia?

De modo geral, os efeitos da blefaroplastia duram em torno de 5 a 10 anos. Porém, essa duração depende de vários fatores, como:

  • Idade: com o avanço da idade, a elasticidade da pele diminui cada vez mais, diminuindo o efeito da blefaroplastia;
  • Genética: há genes que podem fazer com que a pessoa tenha predisposição para uma maior flacidez nas pálpebras, que diminuem o efeito da blefaroplastia com maior rapidez;
  • Qualidade da pele: a qualidade da pele também influencia na duração da blefaroplastia. Por isso, pessoas com peles mais frágeis e finas podem não ter os mesmos resultados da blefaroplastia que uma pessoa com pele saudável e mais espessa;
  • Cuidados no pós-operatório: os cuidados do paciente após o procedimento também influenciam na duração da blefaroplastia. Por isso, é muito importante utilizar os medicamentos prescritos e fazer o cuidado da pele corretamente.

Por isso, para fazer com que a sua blefaroplastia dure mais, é essencial manter um acompanhamento com um dermatologista, bem como uma alimentação mais saudável. Dessa forma, você garante que seu corpo tenha os nutrientes necessários para manter a sua pele mais saudável, além de utilizar produtos estéticos para diminuir os efeitos da idade.

Como funciona a blefaroplastia

Agora você já sabe que a blefaroplastia não é permanente, mas que com os cuidados adequados, você vai ter bons resultados por bastante tempo. Por isso, vamos explicar um pouco mais sobre como funciona a blefaroplastia.

Com a idade, a região das pálpebras é a primeira a demonstrar os sinais da idade, e a região se torna mais flácida, deixando a pessoa com aparência cansada. Dessa forma, a blefaroplastia tem sido cada vez mais procurada, principalmente após os 40 anos, como uma forma de manter a aparência mais jovem.

A blefaroplastia consiste na retirada de pele, bolsas de gordura e ou músculo da região das pálpebras. É feita uma incisão na pálpebra, todo o excesso de pele é retirado e, depois, é feita a sutura de forma que as cicatrizes fiquem escondidas nas dobras naturais da pele.

Com isso, o paciente não precisa se preocupar em ter cicatrizes visíveis após o procedimento. Após a retirada dos excessos de pele, é possível ver um ótimo resultado, pois o paciente fica com uma aparência muito mais jovial.

A cirurgia de blefaroplastia

A cirurgia de blefaroplastia é um procedimento considerado simples, feito por um oftalmologista especializado em cirurgia ocular. A cirurgia dura em torno de 2 horas, e o paciente geralmente recebe alta no mesmo dia, em torno de 3 a 6 horas após o procedimento.

A blefaroplastia é feita por meio de anestesia local e sedação do paciente, sendo que apenas em alguns casos ela é feita apenas com anestesia local.

O pós-operatório da blefaroplastia

O pós-operatório da blefaroplastia é bastante simples, com uma recuperação rápida por parte do paciente. Em torno de 5 dias já é possível retirar os pontos, e o paciente só precisa tomar alguns cuidados básicos nos primeiros dias após a cirurgia, como:

Tomar os medicamentos prescritos pelo especialista de forma correta;

  • Não tomar sol na área da cirurgia, e proteger os olhos com óculos de sol se precisar sair de casa, evitando manchas na pele;
  • Fazer compressas geladas para diminuir o inchaço na área dos olhos;
  • Dormir com a cabeça mais elevada para evitar um aumento do inchaço na área operada;
  • Não fazer exercícios físicos na primeira semana;
  • Não ficar perto de fontes de calor, como fogão, lareira ou mesmo tomar banhos muito quentes nos primeiros dias após a cirurgia;
  • Só voltar com as atividades normais depois de 4 dias, ou de acordo com a recomendação médica.

Em quanto tempo é possível ver os resultados da blefaroplastia

De forma geral, o resultado da blefaroplastia pode ser visto em torno de 2 meses após o procedimento. Porém, o resultado final só se dá após 4 meses, ou quando houver a completa cicatrização da área.

Ou seja, é possível ver o resultado final assim que a área se recuperar totalmente da cirurgia. Porém, a recuperação total depende de cada paciente, bem como dos cuidados feitos no pós-operatório.

Por isso, é sempre importante manter um acompanhamento, bem como seguir as indicações médicas.

Agora você já sabe mais sobre a blefaroplastia e por que o procedimento não é permanente, bem como a melhor forma de manter os resultados. Por isso, tudo que você precisa fazer é entrar em contato com um especialista e agendar o seu procedimento.

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas