O que é blefaroplastia e por que todo mundo vai precisar fazer algum dia?

Publicado em Por em Cirurgia Plástica Facial

Cuidar da aparência é essencial tanto para homens quanto para mulheres. Por isso, a blefaroplastia tem sido muito utilizada para renovar a área dos olhos, diminuindo a aparência de cansaço dos pacientes.

Ao longo do conteúdo vamos explicar mais sobre o que é a blefaroplastia, por que ela é necessária, os tipos de blefaroplastia e as indicações para a cirurgia. Dessa forma, além de entender melhor sobre o assunto, você pode também começar a se preparar para o procedimento.

Quer saber mais sobre a blefaroplastia e por que todo mundo vai precisar fazer o procedimento algum dia? É só acompanhar até o final do conteúdo que preparamos.

O que é a blefaroplastia?

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada do excesso de pele que se forma sobre as pálpebras, tanto inferiores quanto superiores. O procedimento é considerado uma cirurgia plástica, porém, a blefaroplastia vai muito além de apenas ser um procedimento estético.

Isso porque, há casos em que o excesso de pele e a flacidez das pálpebras pode também acabar prejudicando a visão periférica do paciente. Ou seja, mesmo que seja um procedimento que pode ser feito apenas pela estética, é feito também em casos em que a visão do paciente é prejudicada pela flacidez das pálpebras.

Por isso, podemos resumir a blefaroplastia em um procedimento cirúrgico que visa melhorar a aparência das pálpebras. E vale lembrar que o procedimento pode ser feito em várias situações, como:

Por estética, para melhorar a aparência do rosto e remover o excesso de pele comum com o avanço da idade;
Remover bolsas de gordura salientes na região dos olhos;
Para impedir que a visão periférica seja prejudicada pelo excesso de pele das pálpebras sobre os olhos;
Para garantir o correto fechamento das pálpebras, garantindo uma melhor proteção dos olhos e evitando problemas como a síndrome do olho seco.

Por que a blefaroplastia é necessária?

As pálpebras possuem a pele mais fina em todo o corpo humano e, exatamente por isso, são as partes que mais demonstram o sinal do envelhecimento. Porém, mesmo em pessoas que não se importam muito com a aparência, a blefaroplastia é necessária.

Isso acontece porque, em alguns casos, o excesso de pele nas pálpebras prejudicam até mesmo a visão do paciente. Ou seja, independente de qual for o caso, todo mundo vai passar pelo procedimento algum dia.

Por isso, vamos explicar abaixo quais são os tipos de blefaroplastia para você entender melhor sobre o assunto. Dessa forma, você pode saber se já está na hora de fazer a sua blefaroplastia para remover os excessos de pele das pálpebras, renovando a sua aparência.

Os tipos de blefaroplastia

Agora você já sabe mais sobre o que é a blefaroplastia, bem como por que ela é tão necessária para todas as pessoas, principalmente com o avanço da idade. Por isso, vamos explicar também os dois tipos de blefaroplastia, a superior e a inferior.

Blefaroplastia superior

A blefaroplastia superior, como o próprio nome demonstra, é o procedimento cirúrgico realizado apenas na parte superior das pálpebras. A blefaroplastia superior é indicada quando há excesso de pele ou de gordura na área, seja por estética ou por estar prejudicando o fechamento dos olhos ou a visão do paciente.

É um procedimento bastante simples, no qual há uma incisão ao longo da dobra natural da pálpebra. Dessa forma, a cicatriz fica completamente imperceptível, já que será exatamente onde estão as dobras naturais da pálpebra.

O procedimento é bastante rápido, sendo de em torno de uma hora, e o paciente volta para casa no mesmo dia.

Blefaroplastia inferior

A blefaroplastia inferior, por sua vez, é realizada nas pálpebras inferiores. O procedimento pode ser feito tanto pela parte externa quanto pela parte interna.

No primeiro caso, é conhecida como blefaroplastia inferior clássica, na qual é feita uma incisão logo abaixo dos cílios, garantindo uma cicatriz mínima. Já pela parte interna, é conhecida como blefaroplastia inferior transconjuntival, na qual a incisão é feita por dentro da pálpebra, não deixando cicatriz aparente.

O procedimento é bem parecido com a blefaroplastia superior: após a incisão, é feita a retirada da pele ou das bolsas de gordura e depois são feitas as suturas.

Assim como na blefaroplastia superior, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia, ficando na clínica apenas até que os efeitos da anestesia passem.

As indicações para a blefaroplastia

Geralmente, a indicação para a blefaroplastia depende do diagnóstico médico. Isso acontece porque mesmo pessoas mais jovens podem ter a blefaroplastia indicada para remoção de bolsas de gordura das pálpebras.

Porém, na grande maioria dos casos, a blefaroplastia é indicada a pessoas com mais de 40 anos, quando os primeiros sinais do envelhecimento na área começam a aparecer.

Após os 40 anos, ficam evidentes as mudanças na pele causadas pela perda de elasticidade. Por isso, muitas pessoas procuram pelo procedimento a partir dessa idade, principalmente mulheres que querem estar com a aparência mais jovem.

Mas, além disso, em casos em que as pálpebras começam a prejudicar a visão do paciente, a cirurgia também será indicada, independente da idade ou do sexo do paciente. De forma resumida, as indicações para a blefaroplastia são:

  • Pessoas com bolsas de gordura salientes nas pálpebras;
  • Pessoas que querem rejuvenescer a aparência;
  • Pessoas que estão tendo a visão prejudicada pelo excesso de pele nas pálpebras;
  • Pessoas que estão com problemas oculares devido ao mau posicionamento das pálpebras

Os benefícios da blefaroplastia

São vários os benefícios da blefaroplastia, os quais dependem do motivo pelo qual o paciente procurou o procedimento. Em casos em que há uma necessidade pela melhora estética da área, os benefícios são uma aparência mais jovem e a melhora da autoestima do paciente.

Já em casos em que o procedimento foi indicado para ajustar o fechamento das pálpebras, um dos benefícios é evitar problemas nos olhos, como a síndrome do olho seco. Ou seja, os benefícios são diversos e melhoram a qualidade de vida do paciente, independente dos motivos por trás do procedimento.

Por isso, agora que você já sabe mais sobre o assunto, pode consultar nosso especialista na área e fazer a blefaroplastia de acordo com as suas necessidades.

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas