Quando realizar tratamentos odontológicos com anestesia geral?

Publicado em Por em Dicas de saúde, Enxertos Ósseos, Estética Odontológica

Basta uma experiência ruim para assustar o paciente, que não ousa mais ir ao dentista, mesmo que precise. No entanto, existe uma solução para esses pacientes ansiosos. Trata-se da anestesia geral na odontologia que previne a dor. O paciente dorme durante todo o tratamento e ao acordar não se lembra de nada.

Medo de dentista?… Muitos pacientes têm medo dos procedimentos odontológicos e de todos os aspectos desagradáveis ​​que eles representam, tanto que não ousam abrir a boca ao ver um simples espelho dental.

Este comportamento é até normal, mas, como o avanço dos tratamentos, os procedimentos odontológicos hoje são realizados praticamente sem nenhum desconforto ao paciente.

Mas, quando é indicado utilizar anestesia local? Quando realizar tratamentos odontológicos com anestesia geral?

Diferenças entre anestesia local e anestesia geral na odontologia

Anestesia local

Como o próprio nome sugere, a anestesia local é aplicada apenas em uma área específica a ser operada, anestesiando somente a região onde serão realizados os procedimentos.

Os produtos para adormecer localmente são extremamente eficazes e permitem, por exemplo, retirar quatro dentes do siso em no máximo duas horas, desde que o paciente supere a sua apreensão e suporte esta intervenção que, convém admitir, nunca é muito agradável.

Aqui estão as vantagens de uma anestesia local:

  • Isso gera menos efeitos colaterais;
  • Permite que você se recupere muito mais rápido;
  • Deixa a boca menos “danificada” por instrumentos ou afastadores que podem deixar hematomas por alguns dias se a acessibilidade aos dentes não for a ideal;

A anestesia local oferece um manejo mais simples. O surgimento da anestesia local-regional tem contribuído, assim, para o desenvolvimento da cirurgia ambulatorial, possibilitando a redução do tempo de internação.

O cirurgião-dentista irá sugerir a técnica mais adequada para o seu caso, levando em consideração os requisitos cirúrgicos para garantir as melhores condições pré, durante e pós-operatórias em termos de segurança e qualidade.

Anestesia Geral

A anestesia geral é uma opção de tratamento utilizada para fornecer atendimento odontológico de qualidade em um ambiente seguro e controlado.

A anestesia geral permite que o dentista execute uma intervenção inteira sem ser incomodado por seu paciente, que está agitado ou não coopera.

Esta é uma alternativa que pode ser oferecida quando:

  • O paciente sofre de uma determinada condição (deficiência física ou mental, doenças, etc.);
  • O Paciente que têm uma fobia real do dentista;
  • O Paciente que precisa de tratamentos extensos (cirurgias, enxertos ou até mesmo em muitas restaurações e tratamentos complexos, etc.);
  • O Paciente é alérgico a anestésicos locais.

Em termos simples, a anestesia geral na odontologia é possível no caso de procedimentos mais demorados ou complexos como extrações cirúrgicas ou implantes, por exemplo.

Para maior conforto e segurança, a anestesia geral é realizada em um estabelecimento (seguro e equipado para) tal qual o Hospital da Face com base em um estudo de viabilidade com o anestesiologista.

Este procedimento é ambulatorial, ou seja, não requer internação ou que uma unidade móvel conduza o paciente até a clínica.

No contexto da cirurgia dentária, a anestesia geral por sedação intravenosa às vezes é extremamente necessária. Essa técnica de anestesia torna a pessoa inconsciente e indiferente à dor. Isso requer a administração de medicamentos, que atuam no cérebro.

O anestesista geralmente os administra por meio de uma veia ou, às vezes, por meio de uma máscara aplicada no rosto que causa um sono artificial muito diferente do sono natural.

Durante toda a cirurgia, o anestesista monitora vários parâmetros, como:

  • a profundidade do sono;
  • a respiração;
  • o batimento cardíaco;
  • temperatura corporal;
  • saturação de oxigênio do sangue, etc.

A viabilidade da anestesia geral está sujeita à validação das informações fornecidas pelo paciente e exames prévios. Estes são realizados em um laboratório ou diretamente no local.

Uma sessão de anestesia geral com finalidade odontológica dura em média entre 2 e 4 horas , ao qual deve ser adicionado um período de descanso de 60 a 90 minutos antes de deixar a clínica.

Ao término do procedimento, o paciente é encaminhado para a sala de recuperação pós-anestésica, onde suas funções vitais permanecem sob vigilância.

Ele também recebe todos os medicamentos analgésicos necessários para um despertar sem dor. Quando tiver recuperado todo o ânimo, se tiver realizado um procedimento ambulatorial, poderá sair do estabelecimento, mas nunca sozinho.

O paciente deve, de fato, estar sempre acompanhado no momento da alta e não passar a primeira noite em casa sozinho.

Quando realizar tratamentos odontológicos com anestesia geral

Embora hoje o uso da anestesia geral na odontologia seja bem segura, ainda assim, existem casos específicos onde seu uso é mais indicado, como é o caso da cirurgia Ortognática, dos implantes zigomáticos, enxertos ósseos entre outros procedimentos. E, claro, em casos de fobia e medo dos pacientes!

Que tal realizar seu tratamento odontológico utilizando anestesia geral com quem entende do assunto? Agende já sua avaliação com nossos especialistas!

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas