Como funciona o Botox ou a Toxina botulínica

Publicado em Por em Toxina Botulínica

Saber como funciona o botox é o desejo de todos aqueles que estão em busca de uma aparência mais rejuvenescida. E não é para menos: a substância suaviza linhas de expressão e rugas, garantindo ao paciente uma pele mais lisinha e a recuperação da sua autoestima. Anualmente, mais de 5 milhões de procedimentos estéticos envolvendo a substância são realizados no mundo todo.

Mas muito se engana quem acredita que a toxina botulínica (de marca Botox, entre outras várias marcas que temos no Brasil) serve apenas para retardar os efeitos do envelhecimento. Na estética orofacial, a substância também trata assimetrias na face do paciente, corrige problemas como sorriso gengival, auxilia em problemas como bruxismo e atua em disfunções da ATM (articulação temporomandibular).

No artigo a seguir você compreenderá como funciona o Botox, como a substância é aplicada na odontologia e quais são os resultados obtidos com os tratamentos. Confira!

O que é Botox?

Em princípio, Botox é uma marca comercia de um medicamento, mas comumente também é um termo utilizado para designar a toxina botulínica, uma substância que causa paralisia em alguns músculos selecionados e que é amplamente utilizada em procedimentos estéticos e terapêuticos no mundo inteiro. Trata-se, na verdade, de uma substância biológica produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que interrompe o movimento temporariamente da musculatura onde foi aplicada.

Como funciona o Botox?

Compreender como funciona o botox é mais simples do que se imagina. Quando aplicada no paciente para fins estéticos ou odontológicos, a substância bloqueia a liberação da acetilcolina. Para quem não sabe, a acetilcolina é um neurotransmissor responsável pela contração muscular. 

Dessa forma, após a aplicação da toxina botulínica, a musculatura fica relaxada e impede a formação de rugas dinâmicas, que são as que se formam quando realizamos contrações musculares. Na prática, é possível observar a formação dessas rugas quando sorrimos (pés de galinha) e quando ficamos apreensivos (linhas de expressão na testa e entre as sobrancelhas).

Mas e na odontologia, como funciona o Botox?

Se você conseguiu compreender como funciona o Botox para fins estéticos, vai ficar muito mais fácil entender o seu uso na odontologia. Até mesmo porque a substância age da mesma forma, ou seja, bloqueando a liberação da acetilcolina, neurotransmissor que faz a ligação entre os músculos e o cérebro. 

Então, seja qual for a finalidade do procedimento, a aplicação tem efeito semelhante: a paralisação dos músculos de uma determinada região da face. Na harmonização orofacial, a aplicação da toxina botulínica é útil para os seguintes casos:

Correção do sorriso gengival

Como o próprio nome sugere, o sorriso gengival é um problema estético caracterizado pela exposição excessiva das gengivas quando a pessoa sorri. Nesse caso, a aplicação da toxina botulínica pode paralisar os músculos do lábio superior, impedindo que ele se eleve muito durante o sorriso.

Bruxismo

O Bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes durante o sono. A condição pode ser causada por transtornos psicológicos, mas também por problemas físicos como má oclusão dentária ou assimetria dos traços do rosto. De acordo com a ABO (Associação Brasileira de Odontologia),aproximadamente 40% dos brasileiros sofrem com o distúrbio

Mas como funciona o Botox no alívio do Bruxismo? Semelhantemente ao tratamento estético, a aplicação da toxina botulínica relaxa os músculos da face, que nesse caso, são responsáveis pelo ato involuntário de apertar ou ranger os dentes. Isso, por sua vez, alivia os incômodos causados pelo distúrbio, como enxaqueca, dores no pescoço e na mandíbula.

E como funciona o Botox para disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular)?

Já a ATM é uma sigla que significa articulação temporomandibular. Sua principal função é proporcionar o movimento de abertura e fechamento da boca, encaixando a mandíbula corretamente no restante dos ossos do crânio. Logo, a disfunção da ATM é uma anormalidade que envolve essa articulação, causando dores de cabeça, dificuldades para mastigar, desgaste dental ou rangido na hora de abrir e fechar a boca.

Felizmente, a aplicação de Botox tem se mostrado uma alternativa complementar, prática e eficiente para o problema. A toxina botulínica relaxa a musculatura, alivia os incômodos articulares, melhora a mastigação e a fala do paciente.

Correção de sorriso assimétrico

Assim como o sorriso gengival, o sorriso assimétrico é um problema estético, ou seja, não causa nenhum problema à saúde do paciente. Contudo, compromete a estética do sorriso, atrapalha a autoestima e a confiança, já que deixa o sorriso “torto”, condição que pode ser facilmente observada quando a pessoa ri. 

Na assimetria do sorriso, os lábios não se curvam igualmente, mostrando mais os dentes de um lado do que de outro. Todavia, esse é um problema visual que pode ser corrigido facilmente com a aplicação do Botox na área. A toxina relaxa a musculatura do lado mais elevado, deixando o sorriso proporcional.

Como é feita a aplicação do Botox?

A aplicação da toxina botulínica é feita em áreas específicas do rosto do paciente, de acordo com o problema apresentado. Dentro da estética orofacial, a substância é aplicada por odontologistas no próprio consultório, já que o procedimento é minimamente invasivo, não precisa de internação hospitalar e não exige recuperação pós-cirúrgica.

Entender como funciona o Botox também envolve compreender que apesar de simples, o procedimento requer alguns cuidados para promover bons resultados:

  • Evitar fazer exercícios físicos nos dois primeiros dias após a aplicação da toxina;
  • Não deitar nas primeiras quatro horas de aplicação;
  • Não massagear o local da aplicação para evitar espalhar a toxina por outras áreas;
  • Evitar exposição solar nos primeiros dez dias da aplicação. Caso precise sair durante o dia, faça uso de um bom protetor solar.

Resultados

Vale a pena explicar que os resultados da aplicação da toxina botulínica não são imediatos. É possível notar alguma diferença nos primeiros cinco dias após o procedimento, mas os resultados finais só são observados após a segunda semana da aplicação.

Além disso, é importante salientar também que a aplicação do Botox é feita com injeções da substância, por meio de pequenas agulhas. Portanto, é comum que nos dois primeiros dias o local fique vermelho, inchado e dolorido. 

Duração

Por fim, é válido destacar que a substância não dura para sempre no organismo, sendo necessária a sua reaplicação de tempos em tempos. Em mulheres, o Botox pode durar até 6 meses, enquanto em homens a substância tem duração menor, até 4 meses. 

Compartilhe este artigo!

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas