Como funciona o transplante capilar?

Publicado em Por em Tricologia e Transplante Capilar

O transplante capilar tem sido muito procurado, tanto por homens quanto por mulheres, para tratar a calvície. Por isso, preparamos um conteúdo completo, com tudo que você precisa saber sobre o transplante capilar, como ele é feito e para quem é indicado.

Dessa forma, você pode entender melhor sobre o assunto, bem como saber se o transplante capilar é indicado para as suas necessidades. Além disso, vamos falar também sobre como funciona o pós-operatório, bem como os benefícios dessa técnica que tem sido cada vez mais utilizada.

Quer saber mais sobre como funciona o transplante capilar? É só conferir até o fim do conteúdo que preparamos especialmente para você.

Transplante ou implante capilar, entenda os termos

O primeiro passo para entender mais sobre o transplante capilar é entender os termos transplante e implante. O transplante capilar utiliza os fios do próprio paciente, que são retirados da parte lateral inferior do couro cabeludo, que não é afetada pela calvície.

Por outro lado, o implante capilar utiliza fios sintéticos, que são enxertados no couro cabeludo e apresentam um efeito imediato. Porém, em pouco tempo o corpo começa a rejeitar o implante, o que faz com que a pessoa volte a ter problemas com a calvície.

Ou seja, o transplante capilar é sempre a melhor opção, uma vez que utiliza os fios do próprio paciente, o que garante um efeito muito mais natural e evita rejeições.

Como é feito o transplante capilar?

De forma geral, o transplante capilar é feito retirando os folículos capilares da região inferior e lateral do couro cabeludo, que não é afetada pela calvície. Com os avanços da medicina, foi descoberto que esses fios não apresentam em sua genética a tendência do afinamento dos fios, que é próprio da calvície.

Ou seja, mesmo após transplantados, esses fios irão manter sua característica genética, garantindo um resultado permanente para a calvície. Porém, para você entender melhor sobre o transplante capilar, vamos explicar também quais são as técnicas de transplante capilar mais utilizadas atualmente.

Transplante capilar utilizando a técnica FUE (Follicular Unit Extraction)

No transplante capilar que se utiliza da técnica FUE, os folículos capilares são retirados diretamente do couro cabeludo, de forma individual. Para a retirada dos folículos, se utiliza uma ferramenta conhecida como micro punch, que são finas como uma agulha, para retirar cada folículo capilar juntamente com o bulbo.

Depois da coleta dos folículos capilares, é feita uma separação dos fios, bem como o enxerto na área afetada pela calvície. O procedimento leva em torno de 4 horas, porém, apenas 3.000 folículos podem ser transplantados por sessão, sendo um procedimento mais delicado.

Menos invasiva, não há necessidade de incisão ou sutura na área, evitando cicatrizes perceptíveis, o que garante mais praticidade para quem utiliza cortes de cabelo mais curtos.

Transplante capilar utilizando a técnica FUT (Follicular Unit Transplantation)

No transplante capilar que utiliza uma técnica conhecida como FUT, é feita a retirada de uma faixa do couro cabeludo na parte inferior da cabeça. Essa faixa é então transplantada na região afetada pela calvície.

Por ser um procedimento cirúrgico mais invasivo, a técnica deixa uma cicatriz, que pode ser vista quando o cabelo é raspado, mas imperceptível quando o cabelo volta a crescer.

Essa técnica é mais efetiva para pessoas que procuram por um resultado mais imediato, já que em uma sessão pode ser feito o transplante de uma grande área.

Qual a melhor técnica de transplante capilar?

Ambas as técnicas são ótimas, e a escolha de uma em particular depende de cada caso e precisa ser definida pelo especialista responsável pelo transplante capilar. Ou seja, a escolha da técnica vai depender de fatores como: a anatomia da cabeça do paciente, o tipo de cabelo, o grau de calvície, entre outros fatores.

Além disso, mesmo que uma técnica pareça mais invasiva do que a outra, ambas possuem suas vantagens e ambas são um procedimento cirúrgico delicado. Por isso, é preciso que cada caso seja estudado com cuidado, para depois definir qual melhor técnica a ser utilizada em cada paciente.

Como é o pós-operatório de um transplante capilar?

Mesmo que o procedimento do transplante capilar seja um pouco demorado, o pós-operatório é bastante simples. Após a cirurgia, o paciente já pode voltar para casa, onde deve seguir alguns cuidados ao tomar os medicamentos indicados e fazer a lavagem do cabelo de uma forma específica.

Para pessoas que trabalham em escritórios, é possível voltar a trabalhar apenas 3 dias após a cirurgia. O uso de bonés é permitido, principalmente para evitar a exposição excessiva ao sol, já que é recomendado evitar o sol na área transplantada por pelo menos 3 meses.

Porém, atividades físicas só são recomendadas após 15 dias da cirurgia, bem como nadar em piscinas, rios ou mesmo no mar. Por isso, para ter um pós-operatório mais tranquilo e rápido, basta seguir todas as recomendações dadas pelo especialista após a cirurgia.

Para quem o transplante capilar é indicado?

O transplante capilar é indicado para pessoas de todas as idades e que sofrem com a calvície ou outros problemas como a alopecia de tração ou cicatrizes no couro cabeludo. Além disso, o transplante capilar também pode ser indicado para as regiões da barba e da sobrancelha.

Porém, para saber o melhor tratamento para cada paciente, é feito uma avaliação pelo médico especialista, que define qual a melhor forma de tratamento em cada caso. Em algumas situações, medicamentos tópicos e por via oral são eficientes.

Nesses casos, apenas os medicamentos são utilizados para recuperar a área afetada. Caso não seja efetivo, só então o especialista passa a recomendar a cirurgia para o transplante capilar.

Benefícios de um transplante capilar

São vários os benefícios de um transplante capilar, sendo o maior deles o aumento da autoestima no paciente. A calvície afeta diretamente a autoestima e a autoconfiança, tanto em homens quanto em mulheres.

Por isso, o transplante capilar surge como uma alternativa para devolver a autoestima do paciente, bem como sua alegria.

Porém, outro benefício do transplante capilar se dá pela aparência natural, já que são utilizados os fios do próprio paciente. Dessa forma, é impossível saber que a pessoa fez a cirurgia, a menos que ela conte.

Outra grande vantagem do procedimento é que, diferente dos implantes com material sintético, o transplante capilar é uma solução definitiva para a calvície. Ou seja, uma vez feito o transplante capilar, você pode voltar a ter seus cabelos, sem problemas com a calvície.

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas