Mais mitos e verdades sobre a Toxina Botulínica…

Publicado em Por em Toxina Botulínica, Harmonização Facial, Reabilitação Oral

E muito se fala por ai sobre a toxina botulínica, popularmente conhecida por Botox®, a substância tornou-se famosa por proporcionar o tão desejado efeito de rejuvenescimento facial através da correção de rugas e linhas de expressão.

O uso do conhecido “Botox” ganho a fama nas clinicas de dermatologia e estética mas já é aplicado também para várias outras funções dentro da odontologia.

Utilizada experimentalmente a partir da década de 1960, ganho destaque quando chegou sua aplicação para fins estéticos, já em finais da década de 1990, evitando a contração dos músculos que causam rugas e pés-de-galinha e consequentemente deixando a pele mais lisa e bonita.

Através de procedimentos permitidos pelo Conselho Federal de Odontologia, a toxina botulínica e os preenchimentos faciais tem se mostrando um excelente coadjuvante na utilização em diversas patologias e/ou alterações de origens orais. Sobretudo nos casos que envolvem movimentos musculares voluntários ou involuntários, como por exemplo:

– Cefaleia tensional
Sorriso gengival ou assimétrico
– Correção da comissura labial
– Hipertrofias musculares
– Paralisias faciais
Apertamentos e bruxismos

Com tantas aplicações, é possível entender porque surgem mitos sobre o assunto, não é? Nesse artigo vamos esclarecer alguns deles. Vamos começar!

1. O dentista só pode usar a toxina botulínica para tratamentos de saúde bucal

Esse é um mito. O dentista habilitado em Harmonização Facial pode fazer o uso da substância para diversas finalidades, sejam elas estéticas ou terapêuticas, em todos os pontos da face! E mais regiões ainda que o próprio médico pois em bruxismo e apertamentos somente o profissional da odontologia pode atuar!

2. Usar toxina botulínica deixa a pessoa sem expressão.

Um dos mitos mais populares com relação ao Botox® é ideia de que a aplicação deixa o rosto “congelado”, perdendo a expressividade. É verdade que a toxina paralisa alguns pontos de contração da musculatura da face, mas quando bem aplicada por um dentista especializado, nos pontos corretos e com indicação certeira não há o risco de perder a expressão .

3. A toxina botulínica pode resolver as dores de cabeça do paciente

Isso é verdade! Dentre os usos terapêuticos do botox está o tratamento de dores de cabeça que possuem origem dentária ou tensional e também aquelas causadas pela disfunção têmporo-mandibular.

4. Jovens não “precisam” da toxina botulínica

Como o Botox® se popularizou por sua função rejuvenescedora, muitos acreditam que os jovens não poderiam se beneficiar da substância. Entretanto, a toxina também pode ser utilizada pelos mais jovens para prevenção de rugas, linhas e marcas de expressão, e também para outras funcionalidades estéticas como correção do sorriso gengival ou assimetrias da face. Os usos terapêuticos da substância também não possuem idade mínima para aplicação. Tudo depende da recomendação correta de um profissional habilitado.

5. O resultado é temporário

Isso é verdade! O efeito da toxina botulínica é percebido rapidamente pelo paciente (cerca de 48h após o procedimento) e permanece atuando por um período de cerca de 6 meses, depois disso é necessário fazer uma nova aplicação.

6. Toxina botulínica e anestésico não podem ser utilizados juntos

Esse é um mito! O tratamento com toxina botulínica não é muito dolorido, por isso, na maioria dos casos, o uso de anestésico é dispensável.

Entretanto, pode sim ser utilizado, por exemplo no tratamento da enxaqueca, pois é necessário fazer a aplicação em muitos pontos da face, podendo causar incômodo.

Que tal agendar sua consulta com nossos especialistas e usar a toxina botulínica para suas necessidades?

pelo WhatsApp
Publicado por:
Diretor do Hospital da Face. Também atende junto à equipe profissional do Hospital da Face. Mestre e Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. CRO 12.294 SP

Publicações relacionadas