Fotoenvelhecimento: o que é, como prevenir e tratar

Publicado em Por em Cuidados com a Pele, Harmonização Facial

Nenhuma pessoa está livre do fotoenvelhecimento, mas o que realmente é isso? Esse termo é utilizado para falar sobre o envelhecimento da pele causado por um fator muito difícil de evitar: a exposição ao sol. No entanto, há algumas formas de se prevenir ou também tratar o problema.

Quase todas as pessoas têm alguma mancha causada pelo sol, mesmo que não saiba que essa é a causa. Para quem sofre com melasma, a situação é pior, mas a verdade é que o fotoenvelhecimento acontece para todos. Neste artigo você vai descobrir tudo sobre o assunto!

O que é o fotoenvelhecimento?

Quando se fala em fotoenvelhecimento, quer se dizer sobre o envelhecimento da pele devido aos raios ultravioletas. Segundo a medicina, sabe-se que até os 18 anos ocorre 80% da radiação solar de uma pessoa. Isso acontece porque a criança e o adolescente têm uma exposição ao sol muito frequente no dia a dia. E como nem sempre se usa protetor solar nessa fase, o sol causa mais danos.

Porém, os perigos do sol seguem por toda a vida. Pessoas com a pele mais clara têm mais problemas, assim como quem trabalha diariamente no sol. Mas não são apenas as manchas na pele o problema: o fotoenvelhecimento também salienta rugas, o surgimento de pintas e até mesmo risco de câncer.

O problema, entretanto, é diferente do envelhecimento natural da pele que acontece com o passar dos anos. Os efeitos dos raios ultravioletas quebram as fibras de colágeno da pele, por isso são tão visíveis e até mesmo em pessoas jovens. Além disso, a pele parece mais áspera.

Como prevenir o fotoenvelhecimento?

Será que você pode prevenir o fotoenvelhecimento? Felizmente, sim! Na verdade, com algumas atitudes simples é possível proteger a pele dos efeitos do sol. Como você pode fazer isso? Anote as dicas a seguir.
Invista em um bom protetor solar

O primeiro passo é o uso do protetor solar, e não importa se você irá passar muito ou pouco tempo no sol. O protetor tem substâncias específicas que barram o avanço dos raios ultravioletas, por isso eles não penetram na pele e nem causam danos.

O ideal é usar protetor solar de forma contínua desde os primeiros anos de vida. Isso vale para os dias de praia ou piscina, mas também para os dias de trabalho, por exemplo. Além disso, se você tem a pele muito clara, o fator de proteção deve ser acima de 50. E o protetor deve ser reaplicado a cada 3 ou 4 horas. Ainda, evite a exposição direta ao sol entre 10h e 15h.

Utilize roupas com proteção UV e abuse dos acessórios

Use óculos solares de qualidade;
Utilize chapéus, bonés e viseiras para proteger o rosto e o couro cabeludo da exposição direta ao sol;
Use roupas com proteção UV, principalmente quando estiver na praia ou na piscina.

Evite técnicas de bronzeamento artificial

Ao contrário do que se imagina, o bronzeamento artificial causa fotoenvelhecimento e até câncer de pele. Isso porque as câmaras de bronzeamento emitem grande quantidade de radiação ultravioleta A, que causa perda de colágeno, rugas, flacidez e manchas na pele.

Especialistas revelam, inclusive, que uma câmera de bronzeamento artificial é capaz de emitir 10 vezes mais radiação do que o próprio sol no horário de meio-dia. E é justamente por isso que a técnica promove um bronzeado muito mais rápido do que o método natural.

O fato é que o bronzeamento artificial aumenta a incidência de câncer de pele em 75%. E quanto maior a frequência de uso do equipamento, maiores são os danos causados na pele. Portanto, se você deseja fugir do fotoenvelhecimento, fuja também desse método prejudicial de bronzeamento.

Como tratar o fotoenvelhecimento?

A boa notícia é que mesmo que você já tenha sofrido os efeitos do fotoenvelhecimento, há cada vez mais tratamentos para recuperar a pele. Embora o ideal seja sempre focar na prevenção, é possível cuidar e restaurar a derme dos danos que passou ao longo de anos.

Em muitos casos, esses tratamentos são importantes inclusive para evitar que o problema se torne pior e não possa ser revertido. Por isso, quanto antes se procurar tratar o problema, melhor.
Luz intensa pulsada

Uma das técnicas mais utilizadas para tratar o fotoenvelhecimento é a luz intensa pulsada. Ela é aplicada a partir de um laser que combina diferentes feixes de luz artificial para alterar a pigmentação da pele. Além disso, também diminui as rugas e melhora a oleosidade ao fechar os poros.

As luzes do tratamento não causam danos porque são direcionadas para a recuperação da pele. Além disso, utiliza-se uma proteção nos olhos para evitar qualquer problema.

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento estético que consiste em fazer microperfurações na pele com o auxílio de um equipamento específico, chamado de roller. As pequenas perfurações na pele estimulam a produção de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela firmeza, hidratação e viço da pele. Além disso, o microagulhamento também pode clarear manchas e cicatrizes de acnes superficiais.

Peeling químico

O peeling químico, por sua vez, é uma técnica que consiste em aplicar ácidos na pele do paciente para promover uma descamação mais intensa e controlada. Ele atua nas camadas mais profundas da pele, estimulando a renovação celular.

Com isso, o peeling químico consegue clarear manchas mais profunda, suavizar linhas de expressão, rugas e melhorar a elasticidade da pele.

Cada tratamento é indicado para um tipo de situação. Isso dependerá do seu nível de fotoenvelhecimento e das outras características da sua pele. Há técnicas que podem ser inclusive combinadas, como a associação do microagulhamento com o peeling, por exemplo.

O primeiro passo para tratar o problema é consultar profissionais especializados. Eles poderão fazer um diagnóstico da saúde da sua pele e, a partir disso, indicar o método correto e mais seguro. Entre em contato conosco e cuide da sua pele com profissionais renomados!

pelo WhatsApp

Publicações relacionadas