Como funciona o tratamento de Peeling?

Publicado em Por em Cuidados com a Pele, Harmonização Facial

O peeling é um procedimento estético que veio para ficar. Ele utiliza ácidos ou equipamentos específicos para promover uma esfoliação controlada na pele, sendo muito útil para clarear manchas, atenuar linhas de expressão, rugas e cicatrizes. Quer saber como funciona o tratamento de peeling? Então continue a leitura e descubra como renovar a aparência de forma prática, acessível e sem cirurgia plástica.

O que é peeling?

O peeling é um tratamento estético não invasivo que promove a renovação celular da pele. Ele pode ser do tipo físico ou químico e em ambos os casos provoca uma descamação na pele, que pode variar de leve a profunda. A grande diferença entre os dois tipos é que o peeling físico utiliza cremes ou equipamentos abrasivos para promover a descamação, enquanto o químico utiliza ácidos sobre a pele.

Quais são os tipos de peeling?

O peeling é um dos procedimentos estéticos mais procurados por homens e mulheres que desejam melhorar a aparência da pele sem cirurgias plásticas. Até mesmo porque o método não é invasivo, não causa dor e pode ser totalmente personalizado para as necessidades do paciente. Geralmente o tratamento é feito no próprio consultório médico, por um dermatologista.

Para saber como funciona o tratamento de peeling, é preciso compreender que além do tipo físico ou químico, o procedimento estético também pode ser dividido em três subtipos. De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia),o peeling pode ser:

Superficial

Atinge apenas a epiderme, ou seja, a camada superficial da pele, sendo recomendado principalmente para manchas e melasmas. Todavia, também pode ser indicado para controlar a oleosidade da pele e tratar cravos e espinhas.

Médio

Agora que você já sabe como funciona o tratamento de peeling superficial, é hora de entender para quais casos o tratamento na intensidade média é indicado. Em princípio, o peeling médio atinge a camada intermediária da pele, mais conhecida como derme. Ele é recomendado para linhas de expressão, rugas, cicatrizes de acnes entre outras marcas mais profundas.

Profundo

O tratamento de peeling profundo, por sua vez, atua na camada subcutânea da pele, também conhecida como hipoderme. Ele é indicado para peles com sinais da idade avançados, como rugas, flacidez, manchas e cicatrizes. Todavia, por atingir a camada profunda da pele, o procedimento causa incômodos e deve ser realizado sob o efeito de anestesia. Sendo assim, deve ser feito em clínicas médicas e hospitais.

Como funciona o tratamento de peeling?

Conforme pontuamos anteriormente, o procedimento estético promove a esfoliação da pele de forma leve, moderada ou profunda. Dessa forma, ele remove as células das camadas danificadas da pele, acelerando o processo de regeneração celular e o nascimento de uma camada de pele mais saudável, lisa e uniforme.

Se você ainda está em busca de saber como funciona o tratamento de peeling, precisa também entender que o procedimento estético vai muito além de promover uma destruição controlada das diferentes camadas da pele. Afinal de contas, ele também inclui ativos que estimulam a produção de colágeno, proteína responsável por dar mais firmeza à pele.

Peeling físico

O peeling físico é mais superficial e é indicado para controlar a oleosidade da pele, clarear manchas e tratar cravos e acnes. Dependendo do caso, o procedimento pode ser feito com a aplicação de cremes abrasivos na pele (com grânulos) para provocar a descamação. Mas, também pode ser feito com o uso de aparelhos de microdermoabrasão, como o peeling de cristal e o peeling de diamante.

Peeling químico

Já o peeling químico é feito com a aplicação de ácidos na pele. Dependendo da concentração do produto, o tratamento pode agir na camada epiderme, na derme ou na hipoderme, conforme as necessidades e objetivos de cada paciente. Se você deseja saber como funciona o tratamento de peeling, vale a pena conhecer os ácidos mais utilizados no procedimento e suas principais indicações:

  • Ácido retinóico: substância derivada da vitamina A, é indicada para clarear manchas e suavizar linhas de expressão e rugas;
  • Ácido salicílico: graças à sua função anti-inflamatória e antibacteriana, reduz a oleosidade da pele, trata acnes e cravos, dermatites, psoríase e atenua linhas de expressão e rugas;
  • Ácido glicólico: acelera a renovação celular, melhora a textura da pele, reduz as acnes, clareia manchas, suaviza cicatrizes e atenua os sinais da idade;
  • Peeling de fenol: renova a pele, estimula a produção de colágeno, elimina linhas de expressão, rugas, cicatrizes e manchas.

Cuidados após o tratamento de peeling

Seja qual for a intensidade do peeling (superficial, média ou profunda),alguns cuidados são necessários para proteger a pele e garantir melhores resultados com o tratamento. Tenha em mente que a nova camada de pele que nasce após a descamação é sensível e não pode ser exposta ao sol, sendo necessário o uso diário de um bom protetor solar com reaplicação de 4 em 4 horas.

Além disso, também é recomendado o uso de sabonetes neutros nas duas semanas após o procedimento para evitar irritações. Ainda, recomenda-se também o uso diário de um bom hidratante. A aplicação de água termal sobre a pele também ajuda a aliviar a vermelhidão e a ardência nos primeiros dias após o tratamento de peeling. O tempo de recuperação da pele pode demorar de 30 a 45 dias.

Já sei como funciona o tratamento de peeling, mas é só para o rosto?

Embora o peeling seja mais utilizado como tratamento de rejuvenescimento facial, outras regiões do corpo também podem se beneficiar com o procedimento, tais como:

  • Colo;
  • Braços;
  • Coxas e glúteos;
  • Abdômen;
  • Culotes;
  • Costas.

Tratamento de peeling tem contraindicações?

Saber como funciona o tratamento de peeling também envolve compreender que apesar de não invasivo, o procedimento não deve ser realizado pelos seguintes grupos de pessoas:

  • Pessoas cujo trabalho exija exposição solar constante;
  • Gestantes e lactantes;
  • Pessoas com pele negra, pois pode causar manchas;
  • Indivíduos com infecções virais e bacterianas em atividade;
  • Pessoas com rosácea;
  • Pacientes em uso de Isotretinoína oral.

Gostou de saber como funciona o tratamento de peeling? Que tal ver se este tratamento é indicado para você? Agende já sua consulta com nossos especialistas!!

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas