Dente quebrado: como solucionar o problema

Publicado em Por em Cuidados com os Dentes, Implantes Dentários

Os dentes são estruturas fortes, mas que ao sofrerem certos impactos podem ser quebrar, trincar ou se soltarem completamente. Quando isso acontece, não somente a beleza do sorriso fica comprometida, mas como a saúde bucal do paciente. Isso porque um dente quebrado pode servir como porta de entrada para infecções, além de causar dor e incômodo.

Quer saber o que fazer quando um dente quebrar? Então confira o post que criamos sobre o assunto!

O que é um dente quebrado?

Quebrar um dente é bastante comum, principalmente entre crianças e adolescentes. Isso acontece devido a algum tipo de impacto como quedas, que podem gerar uma fratura, que é uma ruptura com deslocamento de fragmento.

Como um dente pode sofrer algum tipo de fratura?

A principal causa de ter um dente quebrado na boca é a presença de cáries. Nesses casos, o paciente não consegue identificar o problema e por isso, a cárie destrói a estrutura dental, deixando o dente frágil e suscetível a fraturas.

Outros fatores como dentes mal posicionados na arcada, bruxismo, perda de alguns elementos dentários também são causas de fraturas nos dentes. Pessoas que têm o hábito de morder objetos duros ou abrir tampas com os dentes correm o risco de quebrar ou fraturar um ou mais dentes na boca.

Pancadas, restaurações extensas e tratamento de canal anterior também podem causar fraturas nos dentes.

Quais são os tipos de fraturas nos dentes?

Existem dois tipos de fratura, a coronária e a radicular. Veja a diferença entre elas:

  • fratura radicular: esse tipo de lesão ocorre na raiz do dente;
  • fratura coronária: ocorre na parte visível do dente, sendo mais fácil de ser identificada pelo paciente.

Quais são as opções de tratamento para um dente quebrado?

Quando você sofrer qualquer tipo de fratura no dente, deve procurar o dentista imediatamente. O tratamento para restaurar o dente depender da extensão do problema. Veja quais são as opções disponíveis.

Polimento do dente

Essa solução é indicada para casos os quais a fratura é bem pequena. Para resolver o problema, o dentista faz um desgaste e polimento para criar uma superfície lisa e que não corte ou friccione contra outras partes da boca.

Restauração

Para fraturas pequenas e médias, a restauração é suficiente para devolver as funções estéticas e mastigatórias do dente. Nesse caso, o dentista utiliza resina composta ou porcelana, dependendo da extensão da fratura e das condições do paciente.

No caso da resina, a restauração é feita na boca do paciente. Já a porcelana precisa ser enviada para um laboratório de prótese para ser moldada e então, aderida ao dente do paciente.

Colocação de coroa

Em casos nos quais a fratura é muito extensa é necessário colocar uma coroa, que pode ser confeccionada de metal ou cerâmica.

Tratamento de canal

Em casos muito graves, o dentista precisa fazer um tratamento de canal para salvar o dente. Logo após o procedimento, é colocada uma coroa para devolver as funções estéticas e mastigatórias do dente.

Extração do dente

Quando a fratura é muito grave, a única solução é a extração do dente. Nesse caso, o paciente pode optar por utilizar uma ponte fixa ou fazer um tratamento de implante para repor o dente perdido.

Como você viu, há diversas formas de tratar um dente quebrado. Mas é importante que você procura um dentista logo que a fratura ocorrer para que o problema não se agrave.

Gostou do post? Então lembre-se de que nesses casos é preciso procurar um dentista especializado para resolver o problema. O Hospital da Face tem dentistas altamente qualificados e ainda atende aos sábados em situações emergenciais.

pelo WhatsApp
Publicado por:
Diretor do Hospital da Face. Também atende junto à equipe profissional do Hospital da Face. Mestre e Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. CRO 12.294 SP

Publicações relacionadas