É um tratamento que envolve a remoção da polpa do dente (tecido encontrado na parte interna do dente) por causa de uma infecção como cárie ou periodontia, ou mesmo por causa de um trauma ou fratura que gera inflamação neste dente.

O local da polpa é limpo, desinfectado e preenchido com um material que impede nova infecção de se formar, e muitas vezes é a ultima chance de salvar um dente depois de uma cárie ou mesmo de um trauma.

Como é feito o tratamento endodôntico ou tratamento de canal?

Ele acontece em 4 estágios:

  • Abertura do cana: Remove-se a cárie presente e toda porção do dente para expor o “canal”, ou seja, o local onde o nervo está alojado.
  • Remoção to tecido infeccionado ou morto (a tal polpa dentária): os canais são esvaziados, descontaminados, alargados e alisados.
  • Obturação dos canais:  é utilizado um material específico para preencher o buraco que se formou e também para selar o local evitando novas infecções ou infiltrações de novas cáries.
  • Restauração final: o dente é enfim restaurado. Nos casos de traumas ou de cáries muito extensas é necessário fazer uma coroa em porcelana ou resina para devolver o formato ideal do dente, manter a estética e até mesmo evitar uma nova fratura.

Vou ter dor com o tratamento do canal?

Normalmente é a dor que leva o paciente ao tratamento do canal, devido á carie, fratura ou qualquer outra infecção. Uma vez anestesiado, esta dor cessa e o tratamento é feito sem incômodos ao paciente. Uma vez retirado o tecido infectado, o risco de ter novas dores no local são muito baixas!

Quais as recomendações depois do tratamento?

Após o procedimento é sim necessário que o paciente cumpra alguns requisitos e cuidados, mas o paciente continuar com sua rotina normal sem nenhum problema:

● Hora de comer: nas primeira horas após o procedimento é preciso tomar cuidado com a mastigação, há riscos de morder a bochecha enquanto come devido a anestesia.

● Incômodo: é normal o dente apresentar sensibilidade após o procedimento, o paciente poderá tomar um analgésico mas caso a dor persista entre em contato rapidamente com o dentista.

Uma vez finalizado o tratamento, deixam de existir estas preocupações pois o dente volta ao seu estágio de saúde!

Agende já sua consulta