Como tratar os olhos fundos com preenchimento facial?

Publicado em Por em Cuidados com a Pele, Prenchimento Facial

Geralmente associadas a noites mal dormidas, as olheiras causam manchas escuras ao redor dos olhos, prejudicam a estética facial e afetam a autoestima de milhares de pessoas. De acordo com um artigo publicado na Surgical & Cosmetic Dermatology, periódico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Hiperpigmentação periorbital, como é chamada a olheira, possui maior prevalência em pessoas de pele, cabelos e olhos escuros, sendo mais comum em mulheres.

A boa notícia é que é possível tratar olhos fundos ou com manchas escuras através de técnicas de preenchimento facial. Entre eles, o ácido hialurônico se destaca: a substância preenchedora é bioestimuladora de colágeno e revitaliza a região onde é aplicada. Saiba mais no artigo a seguir.

O que são olheiras?

Em princípio, as olheiras podem ser definidas como manchas escurecidas ao redor dos olhos. Geralmente arroxeadas ou acastanhadas, elas deixam a face com uma aparência cansada e envelhecida. Apesar de a hiperpigmentação ser o tipo mais comum de olheira, ela também pode se apresentar na forma de olhos fundos.

Várias são as causas das olheiras, de acordo com os seus tipos.

Hiperpigmentação periorbital

A hiperpigmentação periorbital é o tipo de olheira mais comum e acontece por causa do excesso de melanina na região dos olhos. Esse escurecimento geralmente tem origem na exposição solar e é mais prevalente em pessoas adultas e de pele morena.

Olheira de origem vascular

Em alguns casos, a hiperpigmentação periorbital pode acontecer por causa do excesso de vasos sob a pele fina. Comumente esse tipo de olheira tem origem genética e acomete também crianças e adolescentes. A condição afeta principalmente alguns grupos étnicos, como árabes, hindus, ibéricos e turcos, bem como seus descendentes.

Olhos fundos

Já os olhos fundos, também conhecidos como olheiras profundas, têm origem anatômica. Existem pessoas que possuem a cavidade do globo ocular muito profunda, o que gera o escurecimento da região e produz a sensação de olheiras. 

Felizmente, o preenchimento facial pode resolver o problema de maneira muito eficaz. A aplicação de ácido hialurônico na região dos olhos oferece mais volume à área e consequentemente melhora a aparência.

Preenchimento facial com ácido hialurônico: grande aliado de quem tem olhos fundos

Diferentemente das olheiras comuns, causadas por vascularização ou hiperpigmentação, os olhos fundos são causados pela estrutura óssea da face. Sendo assim, dormir bem, alimentar-se adequadamente, melhorar a hidratação da pele, entre outras soluções, infelizmente não vão resolver o problema.

Mas é claro que nem tudo está perdido. Quem tem olheiras profundas pode investir no preenchimento facial para ter mais volume e clarear a região ao redor dos olhos. Continue a leitura e entenda como isso é possível.

O ácido hialurônico

Para quem não sabe, o ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e possui a missão de sustentar e preencher os espaços entre as células, dando mais volume à pele. A substância também atrai e retém água, mantendo a pele mais hidratada, viçosa e com aspecto mais jovem.

Graças a essas características, o ácido hialurônico é muito eficaz na prevenção e tratamento de linhas de expressão, rugas, bigode chinês e olhos fundos (olheiras profundas). Ambos são problemas estéticos que causam aparência cansada e mais envelhecida e que impactam negativamente na autoestima do indivíduo.

Como é feito o preenchimento facial?

O procedimento é minimamente invasivo e consiste em injetar pequenas doses de ácido hialurônico na região ao redor dos olhos. Para tornar a aplicação mais confortável para o paciente, uma pomada anestésica é aplicada no local que vai receber a intervenção. A aplicação pode durar entre 10 e 30 minutos, conforme a profundidade das olheiras.

Após a aplicação já é possível observar uma boa melhora nas olheiras, mas os resultados definitivos só podem ser observados após a terceira semana. Como a aplicação é feita com o auxílio de microagulhas, nas primeiras 48h é comum que a região fique inchada, dolorida e com pequenos hematomas (manchas arroxeadas).

Quanto tempo dura o preenchimento facial com ácido hialurônico?

Vale a pena destacar que os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico são temporários. Quanto ao tempo de duração, este pode variar de pessoa para pessoa. Em via de regra, o procedimento pode durar de 12 a 24 meses, de acordo com o produto utilizado, o metabolismo local e os hábitos de vida do paciente.

Riscos do procedimento para tratar olhos fundos

Conforme pontuamos anteriormente, o ácido hialurônico é uma substância produzida pelo próprio organismo. Natural e biocompatível, ela promove o nivelamento da região ao redor dos olhos com as maçãs do rosto praticamente sem causar nenhum efeito colateral. Com o tempo ela é absorvida pelo corpo, não deixando resíduos, mas exigindo a manutenção periódica do procedimento. 

Todavia, é válido pontuar também que para oferecer segurança e bons resultados, o preenchimento facial deve ser realizado por profissionais especializados. No Brasil, estão autorizados a trabalhar com a substância cirurgiões plásticos, dermatologistas e cirurgiões-dentistas.

Além de tratar olheiras profundas, para quais casos o ácido hialurônico é indicado?

Se você gostou de saber que o ácido hialurônico pode disfarçar olhos fundos, vai adorar saber que a substância também pode ser utilizada em outros procedimentos de preenchimento facial, como por exemplo:

  • Aumentar o volume dos lábios (preenchimento labial);
  • Rinomodelação (correção de pequenos defeitos no nariz);
  • Suavização de bigode chinês;
  • Reduzir linhas de expressão e rugas;
  • Hidratar a pele profundamente.

Cuidados após o preenchimento facial com ácido hialurônico

Seja para disfarçar olhos fundos ou qualquer outro tipo de olheira, são necessários alguns cuidados após a aplicação do produto. Eles garantem maior durabilidade do produto na pele, bem como melhores resultados estéticos.

  • Evite a exposição solar direta. Use sempre um bom protetor solar e acessórios como chapéus, viseiras e bonés;
  • Não pratique atividades físicas nas primeiras 48h do procedimento para evitar hematomas e edemas;
  • Evite massagear o local da aplicação nas primeiras 6h após o procedimento;
  • Mantenha a rotina de skincare. Continue higienizando, hidratando a pele e fazendo uso de cremes antioxidantes.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe este artigo!

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas