O que é o MD Codes?

Publicado em Por em Prenchimento Facial

Se você já é adepto de tratamentos de rejuvenescimento, vai adorar conhecer o MD Codes. Considerado a evolução do preenchimento facial com ácido hialurônico, o procedimento valoriza os traços do rosto, promove efeito de lifting facial e uma aparência naturalmente mais jovem.

Quer conhecer o procedimento estético da vez? Então acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai saber o que é o MD Codes, para quais casos o procedimento é indicado, quais são os seus benefícios e como ele pode contribuir para valorizar a sua beleza. Confira!

O que é o MD Codes?

Em princípio, MD Codes é a abreviação que define o termo Medical Codes (Códigos Médicos, em português). A técnica foi desenvolvida pelo cirurgião plástico brasileiro Maurício de Maio, que durante duas décadas pesquisou como combater os sinais do envelhecimento apenas com o uso do ácido hialurônico. 

Partindo do princípio que para promover melhores resultados o preenchimento facial precisa agir na causa e não necessariamente nas áreas afetadas pela flacidez, Maio criou um mapeamento dos pontos de sustentação facial, a que denominou de MD Codes. A técnica identifica os pontos de sustentação da face do paciente, cria um código do seu rosto segundo as suas características individuais e possibilita aplicações mais assertivas de ácido hialurônico.

Como funciona?

Se você está em busca de saber o que é o MD Codes, precisa compreender que segundo a técnica, na face existem mais de 40 pontos de sustentação, responsáveis pela elevação dos tecidos e definição de contorno. Ao receberem ácido hialurônico, esses pontos promovem uma aparência mais harmônica.

Para que isso seja possível, antes de realizar o procedimento o paciente é submetido a uma rigorosa avaliação clínica. Nessa avaliação, um profissional especializado mapeia os pontos de sustentação que sofrerão intervenção para alcançar determinados resultados. O bigode chinês, por exemplo, pode ser corrigido com o preenchimento das áreas de suporte das maçãs do rosto, enquanto a sobrancelha caída pode ser levantada por meio de pontos faciais na testa.

Ou seja, no MD Codes o tratamento é feito nos pontos de suporte e não necessariamente na área afetada. Isso, por sua vez, potencializa os resultados do preenchimento facial, melhora a experiência do paciente com o procedimento e prolonga os seus efeitos.

Quais áreas podem receber preenchimento facial segundo o MD Codes?

  • Região malar (maçãs do rosto);
  • Têmporas;
  • Gabela (área entre as sobrancelhas);
  • Sobrancelhas;
  • Bigode chinês;
  • Testa;
  • Nariz;
  • Lábios;
  • Queixo;
  • Região abaixo e ao redor dos olhos (olheiras);
  • Bochecha.

Por que ácido hialurônico?

Embora existam outros preenchedores no mercado, o ácido hialurônico foi o produto eleito para a técnica de MD Codes. Isso porque a substância, amplamente utilizada em procedimentos estéticos no mundo todo, é bioestimuladora de colágeno e combate com eficácia o envelhecimento. 

Natural, o ácido hialurônico é encontrado no organismo humano, principalmente na pele e vai sendo absorvido de maneira gradativa pelo corpo, sem deixar resíduos e sem causar efeitos colaterais. Esse, aliás, é um ponto que todos aqueles que querem saber o que é o MD Codes devem considerar: o procedimento é seguro, oferece baixo risco de rejeição e não provoca danos ao organismo.

Para quais casos o MD Codes é indicado?

Minimamente invasivo, o preenchimento com MD Codes é indicado para homens e mulheres que desejam rejuvenescer sem cirurgias plásticas. Mas não apenas isso. De acordo com a SBD-SC (Sociedade Brasileira de Dermatologia de Santa Catarina),os efeitos do MD Codes vão muito além de promover uma aparência mais jovem. Nesse sentido, o tratamento também é recomendado para os seguintes casos:

  • Volumização (labial, região periocular, mandíbulas); 
  • Definição do contorno facial;
  • Rinomodelação (levantar a ponta do nariz ou corrigir pequenos defeitos);
  • Lifting facial (reposicionamento dos tecidos da face);
  • Diminuir flacidez, sulcos, linhas de expressão e rugas;
  • Promover a harmonização facial, deixando o rosto mais simétrico e jovial.

MD Codes x preenchimento facial: qual é a diferença?

Essa também é uma dúvida muito comum entre todos aqueles que desejam saber o que é o MD Codes: qual é a diferença do procedimento para o preenchimento facial tradicional? Na prática, as duas técnicas buscam combater ou prevenir os sinais do envelhecimento e ambas utilizam o ácido hialurônico como substância preenchedora.

Contudo, na técnica do MD Codes esse preenchimento se torna mais assertivo, já que é feito nos pontos de sustentação da face. Em outras palavras, o MD Codes trata a causa do problema enquanto o preenchimento facial tradicional atua na consequência. E é justamente essa diferença que torna os resultados do MD Codes muito melhores.

Vai doer?

Assim como nas demais técnicas de preenchimento facial, no MD Codes o ácido hialurônico também é injetado no paciente com o auxílio de pequenas agulhas. Então, para tornar o procedimento mais confortável, o especialista aplica um creme anestésico na área que vai ser tratada.

Já sei o que é o MD Codes, mas quando verei os resultados?

De acordo com o grau de flacidez e objetivos do paciente, podem ser necessárias de duas a três aplicações de ácido hialurônico através do mapeamento facial. E a boa notícia é que os resultados são instantâneos, ou seja, já podem ser observados logo na primeira sessão. Na medida em que o tratamento vai progredindo, os resultados vão ficando ainda mais satisfatórios.

E quanto tempo duram os efeitos?

O tempo de duração do MD Codes pode variar de pessoa para pessoa, pois é influenciado pela quantidade de ácido hialurônico aplicado, pelo metabolismo do paciente e por seu estilo de vida. Contudo, geralmente o tratamento dura de 6 meses a 18 meses e após esse período, passa a exigir manutenção anual ou sempre que necessária.

MD Codes tem contraindicações?

Apesar de ser considerada uma técnica não cirúrgica e segura, o MD Codes não é indicado para os seguintes grupos de pessoas:

  • Gestantes e lactantes;
  • Alérgicos a algum dos componentes do preenchimento;
  • Portadores de doenças autoimunes;
  • Diabéticos com glicemia não controlada.

Agora que você já sabe o que é o MD Codes, que tal compartilhar este artigo??

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas