Conheça os 3 biotipos faciais existentes

Publicado em Por em Harmonização Facial

O profissional especialista em harmonização facial deve obrigatoriamente conhecer os biotipos faciais, assim como, a relação entre esses assuntos para realizar o procedimento nos seus pacientes. Afinal, cada pessoa é um ser único e tem as suas próprias características. Sendo assim, o especialista deve respeitar as diferenças da estrutura da face na hora de realizar os tratamentos estéticos.

Além disso, o estudo sobre os biotipos faciais não serve para julgar o melhor formato entre as opções. Na verdade, o conceito contempla a anatomia facial para que o profissional perceba o perfil do paciente e saiba quais áreas anatômicas será necessário intervir para realizar a harmonização facial.

Esse é o primeiro passo do diagnóstico clínico para o especialista traçar um planejamento de harmonização facial adequado às necessidades e objetivos do paciente. Pensando nisso, separamos os 3 principais tipos de biotipos faciais existentes. Acompanhe este artigo e saiba mais!

Biotipo Facial: entenda esse conceito

O biotipo facial consiste na configuração craniofacial que é composta por estruturas musculares e ósseas. Trata-se também de outros elementos estruturais que têm conexão direta com a harmonia da face, como a base óssea, sustentação, zonas compartimentais de gordura, entre outros.

Desse modo, cada biotipo facial é inerente à individualidade, características hereditárias, genéticas e étnicas de pessoa para pessoa. Portanto, analisar o biotipo facial é o ponto inicial para realizar o planejamento de uma harmonização facial. 

Lembre-se que para um rosto ser considerado agradável, aceitável ou harmônico, há outros aspectos envolvidos, como a opinião do paciente e as suas características naturais. Sendo assim, não cabe ao profissional julgar nenhum perfil. 

Qual a relação entre biotipo facial e a harmonização facial?

Dentro da harmonização facial usa-se um técnica de preenchimento não-cirúrgica e minimamente invasiva que proporciona o alinhamento e correção dos ângulos do rosto. Com isso, é possível promover mais harmonia e delicadeza aos contornos da face, o que realça a beleza da pessoa com naturalidade. 

De modo geral, a realização do procedimento de harmonização facial depende da análise minuciosa da harmonização facial. É por meio desse estudo que o profissional entenderá o melhor caminho para seguir durante o planejamento do tratamento do paciente. Entender sobre o assunto é fundamental tanto para recém-formados na área quanto para profissionais no mercado há muito tempo. 

Portanto, o primeiro diagnóstico realizado pelo profissional parte da análise da estrutura e proporções da face, tanto horizontais quanto verticais. Sendo assim, há a possibilidade de indicar quais áreas estão em desarmonia e fazer a aplicação da substância a fim de deixar o rosto mais equilibrado e proporcional.

É por meio dessa análise facial que o profissional respeitará as distâncias e ângulos do indivíduo. No planejamento, o especialista indicará as determinadas áreas de preenchimento, seguindo os padrões da anatomia do próprio paciente. Isto é, sem mudanças radicais, exageradas ou desnecessárias. 

Quais são os biotipos faciais existentes?

A classificação dos biotipos faciais é configurada em 3 formatos, os quais se diferenciam em relação ao eixo de crescimento: Mesofacial, Dolipofacial e Braquifacial. Esses são conjuntos de caracteres funcionais e morfológicos que determinam a direção do crescimento e comportamento funcional do rosto de uma pessoa. 

Conheça as características específicas que permitem realizar a identificação de cada um desses biotipos, a seguir.

Biotipo Dolicofacial

O biotipo dolicofacial consiste na direção de crescimento vertical maior que o horizontal. Esse é um tipo de rosto que predomina o comprimento sobre a largura, o formato é alongado, oval e estreito, além de não apresentar mandíbula marcada. Desse modo, a musculatura da mandíbula é mais delgada e tem tendência à retrusão, a direção de crescimento é para baixo e para trás, predominando o desenvolvimento vertical. 

Nesse tipo de biotipo facial, o procedimento de harmonização facial é normalmente focado no eixo horizontal. Sendo assim, a intenção é equilibrar o comprimento em relação à largura, tornando-o proporcional.

Biotipo Braquifacial

O biotipo braquifacial, ao contrário do Dolicofacial, se trata de um formato com o crescimento horizontal mais predominante em relação ao vertical. Esse tipo de estrutura é caracterizado pela face mais curta e quadrada, além de apresentar um contorno mandibular mais marcado e forte.

Já que a musculatura mandibular é mais espessa e prevalece os contornos faciais, o trabalho de harmonização facial deve ser realizado tornando como foco o eixo vertical. Sendo assim, esse biotipo de face tem maior tendencia a parecer senil precocemente do que as demais estruturas do rosto com o passar dos anos. 

Biotipo Mesofacial

O biotipo mesofacial apresenta uma direção de crescimento proporcional nos diâmetros horizontal e vertical, mantendo uma boa relação entre altura e largura do rosto e a mandíbula se desenvolve para baixo e para frente. A palavra “meso” está relacionada ao que é proporcional, médio e equilibrado. 

Por essa razão, esse biotipo está atrelado ao crescimento proporcional da face durante a vida. No procedimento de harmonização facial, o biotipo Mesofacial é o mais tranquilo e rápido de se trabalhar pela facilidade de identificar os pontos para realizar o tratamento.

Por que o profissional precisa conhecer a estrutura facial do paciente?

A importância do profissional conhecer os diferentes biotipos faciais é simples: com esse conhecimento o especialista está apto para analisar o caso e realizar o procedimento de acordo com a estrutura facial de cada indivíduo. O resultado é um efeito natural e que agrada o paciente. 

Dessa maneira, ao analisar cada situação da forma correta, o diagnóstico é mais certeiro e permite a realização do planejamento de harmonização facial do paciente com segurança e eficácia.

Existe um biotipo facial ideal?

No antigo Egito, a referência de beleza era a rainha Nefertiti. Uma mulher bela e influente na época, a qual governou no auge do poder e era a mais rica. Seus traços faciais eram marcantes, com o contorno da mandíbula bem definido, pescoço longo, lábios bem contornados e olhos grandes e amendoados. 

Até hoje, essa é uma referência que os pacientes levam aos consultórios para realizar a harmonização facial e contribui para realizar o diagnóstico e planejamento do tratamento. Apesar disso, é importante levar em conta diversos fatores citados neste conteúdo na hora de fazer o procedimento e, principalmente, considerar um efeito natural no resultado do tratamento. 

Gostou deste artigo? Compartilhe!

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas