A saúde bucal dos atletas que praticam esportes de contato

Publicado em Por em Dicas de saúde

A prática esportiva traz muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Porém, alguns atletas, principalmente os que praticam modalidades esportivas de contato ficam mais vulneráveis e podem sofrer diversos tipos de lesões, muitas vezes bem sérias na região orofacial durante os treinos ou competições. Portanto, o ideal é que o atleta seja acompanhado por um profissional.

Odontologia do Esporte: Especialidade de atendimento aos atletas

A Odontologia do Esporte é responsável pelo atendimento de todos aqueles que se dedicam a prática esportiva considerando suas diferentes particularidades fisiológicas e suas modalidades, detectando doenças que possam comprometer o desempenho físico no esporte. Hoje, existem diversos artigos científicos que já relacionam doenças odontológicas com a queda do desempenho atlético e outros que apontam que infecções orais podem repercutir de forma negativa no processo de reparo muscular desses atletas.

A oclusão, respiração e articulação temporomandibular (ATM),exercem um papel importante no equilíbrio físico do atleta, e quando essa tríade se encontra em desarmonia, isso pode ocasionar uma série de fatores negativos para o desempenho do atleta.

Preocupação com a alimentação

Quando o paciente é um atleta, a preocupação com a alimentação e a ingestão de bebidas aumenta. Em geral, as bebidas esportivas apresentam PH ácido, o que também pode ser prejudicial à saúde bucal. O ideal é consultar sempre o especialista e seguir as suas recomendações.

Cuidados especiais com medicamentos

O profissional precisa ter muita cautela na prescrição de medicamentos para os atletas, pois a administração de algumas medicações e substâncias odontológicas pode vir a causar doping positivo. Por isso, alguns protocolos especiais de tratamento respeitando as agendas dos atletas profissionais e um atendimento de forma multidisciplinar são diferenciais de cirurgiões-dentistas especializados em esporte.

Uso de Protetores bucais – Proteção além dos dentes

Os atletas que praticam esporte de contato, em especial boxe, basquete, vôlei e futebol têm cerca de 10% mais chances de sofrer lesões orofaciais, porém esse índice cai em até 60 vezes com o uso de protetores bucais. Eles evitam as fraturas nos dentes e dissipam a força após um impacto na boca ou na face. Contribuem para a diminuição de riscos de: Lesões no cérebro e na coluna cervical, fraturas na mandíbula, tensão da ATM (Articulação Temporomandibular),

Modelos de protetores bucais

Existem diversos modelos de protetores bucais para a prática esportiva, porém o atleta deve escolher o tipo mais adequado a sua necessidade dentre as opções recomendadas pelos especialistas e descartar qualquer outro modelo. Alguns dos modelos mais utilizados são os de de uma única placa, feito sob medida em gesso da arcada dentária do atleta.

25O mais indicados pelos profissionais que são os confeccionados com placa de EVA e podem ser fabricados em diversas espessuras relativas ao esporte praticado ou ainda, aqueles modelos ajustáveis e, portanto, mais equilibrados.

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas